Proposta de Consensos de Manutenção da Normotermia no Período Perioperatório

Marta Azenha

Resumo


A hipotermia perioperatória inadvertida é uma complicação frequente, capaz de ser prevenida e que está associada a piores outcomes. Segundo a literatura, 26% a 90% dos doentes submetidos a procedimentos cirúrgicos eletivos apresentam-se hipotérmicos no final da cirurgia e esta complicação pode ocorrer em qualquer fase do período perioperatório.

Embora as guidelines da ASA sejam escassas no que respeita à informação sobre a monitorização da temperatura, a evidência recolhida nos últimos anos é consensual na importância da manutenção da normotermia no intraoperatório. Como tal, é considerado que durante qualquer procedimento anestésico, a temperatura central do doente seja mantida em valores superiores a 36oC durante todo o período perioperatório, de modo a minimizar os efeitos adversos associados à hipotermia inadvertida e melhorar o outcome do doente7.

Os consensos de manutenção da normotermia no período perioperatório têm como objetivos sintetizar a evidência científica sobre a importância da normotermia perioperatória na população adulta e desenvolver recomendações para fomentar a normotermia perioperatória.


Palavras-chave


monitorização, temperatura, normotermia, hipotermia inadvertida

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.