Dois anos de atividade da SPA

Autores

  • Rosário Órfão Presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, Serviço de Anestesiologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.11652

Resumo

Estimados colegas,

 

 

Mais um ano em prol da Anestesiologia Portuguesa.

 

Atividades 2016/17

 

Em 18 de Junho 2016 foram aprovados os novos Estatutos da SPA, em Guimarães berço da nacionalidade, de bom augúrio na continuação do projeto da nossa Sociedade. Registados em 19 de Julho de 2016,  consubstanciam o âmbito da  nossa especialidade nas suas áreas de Medicina Perioperatória, (Anestesia para Cirurgia e Exames de Diagnóstico e Terapêutica  desde a consulta até ao pós operatório); a Medicina Intensiva e de Emergência e a Medicina da Dor e poderão ser consultados no site da SPA.

Em Junho realizou-se ainda,  a 3ª Reunião de Gestão, Liderança e Estratégia, dedicada aos temas Kaizen na Saúde e Serviços de Anestesiologia no Organograma hospitalar.

Em 2017, a 4ª Reunião de Gestão , Liderança e Estratégia decorrerá em 20 de Maio, em Óbidos e, mais uma vez serão convidados os diretores de serviço de Anestesiologia e assistentes graduados sénior.

Também em Óbidos em 18, 19 e 20 de Maio 2017 teremos o 1º Curso de Formação de Formadores específico para AnestesiologistasCuFF- A. Sendo o ensino em Anestesiologia um elemento vital para garantir a qualidade na prestação dos cuidados de saúde e a segurança dos doentes, a  SPA desenvolveu um curso para Especialistas em Anestesiologia com o objetivo de melhorar as suas capacidades de ensino, baseado no curso Teach The Teachers da Sociedade Europeia de Anestesiologia, lecionado por anestesiologistas que se formaram nesse curso (anestesiologistas acreditados pela ESA como formadores). Será coordenado pela Filipa Lança.

 

Entre 11 e 14 de Maio 2017 decorrerá em Lisboa o Congresso Anual do World Medicine Park, em que a SPA e a SPOT (S. Portuguesa de Ortopedia e Trauma) estão envolvidas.

Convido a consultarem o site da WMPark e a participar em mais um evento internacional realizado em Portugal.

Em Outubro  2016 decorreram as Comemorações do dia Mundial da Anestesiologia com eventos organizados , a convite e sob  patrocínio da sociedade, pelos serviços de Anestesiologia da Unidade de Saúde local de Matosinhos e  Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro, e vários centros de Simulação desde o Funchal, Hospital da Estefânia em Lisboa até ao  CHUCoimbra.

Em 2017, a SPA convidou os serviços de Anestesiologia do Centro Hospitalar do Porto e Centro Hospitalar de Leiria para organizarem as Comemorações do Dia Mundial da Anestesiologia. Em Leiria, local de trabalho da coordenadora do Grupo de Medicina da Dor da SPA, Ana Mangas, as comemorações terão por tema essa área da Anestesiologia, tendo a SPA convidado também a APED para se associar.

Em 13, 14 e 15 de Outubro 2017  teremos novamente as Tertúlias de Anestesiologia, desta vez no Douro, em Lamego. Será mais uma reunião longe dos grandes centros em local propício ao  saudável convívio, aprendizagem e reflexão. A originalidade e ambiente descontraído em que,  com grande qualidade se abordam temas pertinentes.  proporcionarão  excelente aprendizagem técnica, cientifica e humana imprescindíveis ao team building das equipas onde os Anestesiologistas operam. O Rui Guimarães, o Vitor Oliveira, o Pedro Girão e toda a equipe tertuliana  não dececionarão as expectativas.

 

De 24 a 26 de Novembro decorrerá no Algarve uma Reunião conjunta da SPA e SPCCTV (Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular).A futura secção de Anestesiologia em Cirurgia Cardiovascular, proposta pelo João Viterbo, está já a elaborar o programa.

 

Em 14 de Janeiro 2017 decorreu em Coimbra o Painschool IV  dedicado à Dor Aguda Pós operatória, coordenado pelo Rui Valente. Foi uma excelente oportunidade de formação nesta área frequentada por colegas de norte a sul do país.

 

Congresso Nacional  SPA 2017

De 10 a 18 de Março de 2017, a Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA) organiza o Congresso Nacional onde se atualizam e partilham conhecimentos e experiências. Uma oportunidade para conviver, reencontrar velhos amigos, conhecer novos colegas, receber os novos internos e divulgar a especialidade, mas também  espaço para conhecer as novidades tecnológicas e farmacêuticas, estabelecer consensos e   apresentar trabalhos.

O tema central é Inovação em Anestesiologia. e além do programa principal  do congresso existirão 5  cursos e 7 simpósios, decorrendo no Hotel Sheraton no Porto e no Centro Biomédico de  Simulação  do CHPorto/ICBAS.  Mantendo a tradição,  o secretariado será  assegurado pela Skiros.

Este ano e, porque o tema é Inovação, teremos uma aplicação informática com o programa. A ideia será permitir a cada um a construção do seu programa ideal do Congresso. Os abstracts dos posters constarão também da aplicação.

Na elaboração do  Programa do Congresso participaram anestesiologistas experientes como o José Aguiar,  outros  mais novos como a Marta Azenha, a Marta Pereira e a Joana Mourão, e alguns  internos coordenados pela Inês Mesquita. A principal preocupação foi criar fóruns de discussão e atualização em  áreas  importantes da Anestesiologia convidando colegas portugueses e de vários países da Europa  peritos em áreas especificas para permitir partilha de experiências e conhecimentos. Assim, participarão nomes importantes da Sociedade Europeia de Anestesiologia (ESA), o presidente da NASC,o presidente da Sociedade Europeia de Anestesia em Cirurgia Cardiovascular, primeiros autores de importantes Guidelines europeias, membros do ERAS mundial (Enhanced Recovery After Surgery) e, de algumas seções da SPA como a de Internos, Anestesia em Cirurgia de Ambulatório, Medicina Intensiva, Anestesiologia Obstétrica, Qualidade e Segurança, Simulação, Anestesia em Cirurgia Cardiovascular,  Via Aérea difícil e Medicina Perioperatória.

Na sexta-feira,  o Congresso começará com  duas salas em simultâneo, numa delas   palestras  magistrais sobre Inovação – Um desafio para a Saúde, na outra uma sessão  dedicada a um projeto  inovador em Medicina Perioperatória , ERAS – Enhanced recovery after surgery., que trará ganhos para doentes e sustentabilidade ao sistema de saúde.

Durante dois dias serão debatidos novos conceitos e controvérsias  em  áreas como : Via Aérea, Controle da Hemorragia (Patient Blood Management), Monitorização, Ambulatório, Neuroanestesiologia e Anestesia em Cirurgia Cardiovascular.

Temas como Medicina baseada na evidência, Como manter a atualização, Elevar  padrões de qualidade e segurança, Responsabilidade médico legal serão também discutidos por uma pletora de experts nacionais e internacionais de elevada craveira.

Sendo a Anestesiologia uma especialidade  que  trabalha predominantemente em equipes multidisciplinares, no Congresso  participarão colegas de outras especialidades,  farmacêuticos, engenheiros, juristas e enfermeiro em painéis de peritos  com discussão de casos clínicos como o de Controle da Hemorragia e  sessões sobre Programas para a Segurança.

A secção de Qualidade da SPA, Cláudia Alves e Luciane Pereira, irá apresentar no Congresso o Sistema de Notificação de eventos críticos e Recomendações de equipamento para carros de Anestesia.

 

Paralelamente, decorrerão 5 cursos, quatro antes do -congresso e um no último dia do Congresso. Nos dias 10 e 11 de Março,   serão os cursos sobre Via Aérea difícil, e Fibroscopia em Via Aérea coordenados pelo Jorge Órfão e  organizados  pelo Grupo de Trabalho de VAD da SPA/ CEEA- ESA. Constituindo  um capítulo  de primordial importância na formação em Anestesiologia, contemplada na grelha de Avaliação dos Internos, onde a quantidade de novos equipamentos, associada ao crescente número de doentes com via aérea difícil, torna premente a atualização contínua, convidamos , os internos e os anestesiologistas mais experientes a realizar uma formação/atualização creditada, em via aérea.

Em 24 de Março a secção de VAD da SPA irá  leccionar o 1º Curso da SPA sobre Técnicas Invasivas e Ecografia em Via Aérea coordenado pelo Carlos Mexedo.

Em Junho e Outubro haverá novamente cursos de Via Aérea difícil, e Fibroscopia.

No dia 16 de Março decorrerá o 7º Curso de Introdução ao Internato,   as boas vindas da SPA, aos novos internos de Anestesiologia, este ano coordenado por três internos: Bernardo Matias, Francisco Valente e Pedro Godinho.

No dia 18, teremos o 1º SIMCUP Portugal, Curso de Competição em Simulação, uma oportunidade de formação para internos. Neste curso, contamos com a colaboração do representante dos internos no council da ESA, da coordenadora do Centro de Simulação do Centro Hospitalar do Porto e a equipe do Prof. Pier Luigi Ingrassia.

Contamos com elevada adesão participando no congresso, frequentando  os cursos ou  enviando trabalhos para apresentar sob a forma de poster ou comunicação livre. Os trabalhos  são cuidadosamente avaliados e selecionados, recebendo o melhor classificado um prémio. É nosso objetivo garantir que o Congresso se destaca pela qualidade cientifica dos trabalhos apresentados. A  equipe de revisores coordenada por Fernando Abelha aprimorou os critérios de seleção procurando assegurar a qualidade com rigor e justiça.

Agradecendo a todos os que patrocinam e colaboram na organização do Congresso, convido todos os Anestesiologistas  a participar no Congresso da SPA  2017.

 

Consensus e Recomendações

 

A SPA dando continuidade a  projeto iniciado em 2014, publica nesta 1ª revista de 2017,  os Consensus de Anestesia em Ambulatório no idoso e no obeso coordenados pela secção de Anestesiologia em Cirurgia de Ambulatório, presidida pelo  Vicente Vieira, consensos  já subscritos pela Associação Nacional de Cirurgia de Ambulatório.

Publicamos também os de Anestesia em Cirurgia bariátrica, apresentados no Congresso de 2016 pela Alice Santos, e submetidos a discussão alargada através do site da SPA e divulgação junto dos diretores de Serviço de Anestesiologia  e  de  algumas entidades.

Na revista consta ainda a Proposta de Consensus para Manutenção da Normotermia, que está no site e  será apresentada pela Marta Azenha,  coordenadora do grupo de trabalho e amplamente  discutida no Congresso 2017 em reunião para onde todos os diretores de serviço são convidados.

No Congresso serão ainda apresentados Recomendações para Utilização de Relaxantes Musculares, pelo Simão Esteves coordenador de amplo grupo de trabalho, de Patient Blood Manegment em Obstetricia, pela Joana Carvalhas coordenadora do grupo de trabalho multidisciplinar, e Proposta de Recomendações para Sedação, pela Joana Mourão.

Agradecemos e felicitamos  as equipes de consensos pelo excelente  trabalho desenvolvido.

 

Entretanto, foram criadas novas secções e  grupos de trabalho, destacando-se dois  grupos em parceria com outras sociedades cientificas.  De salientar a grande vontade dos colegas  Anestesiologistas  dos vários serviços do país, de outras sociedades portuguesas ou internacionais  em participar ativamente em atividades com a SPA.. A todos agradeço a disponibilidade e desejo que o trabalho seja produtivo.

 

 

ESA/NASC

 

A Anestesiologia atingiu em Portugal níveis de excelência,  com formação de grande credibilidade internacional.

Enquadrando-se no seu espaço geográfico e científico a SPA integra a European Society of Anesthesiology (ESA) através da National Association Scientific Committee (NASC) e os sócios da SPA podem ser sócios associados da ESA o que lhes confere alguns direitos, divulgados no site da ESA. Para deles usufruírem os sócios da SPA terão apenas que informar  a SPA da sua pretensão.

De acordo com os seus objetivos a SPA oferece oportunidade de crescimento profissional, agregando valor aos associados. Convido todos os Anestesiologistas a fazerem-se sócios da SPA.

 

European Diploma in Anesthesiology and Intensive Care

 

Em 2017,  haverá 2 centros de exame, Lisboa dias 7 e 8 de Outubro e Porto dias 10 e 11 de Novembro.

Esperamos que os potenciais candidatos aproveitem a oportunidade que lhes conseguimos dar, de realizar o exame em Portugal, inscrevendo-se em bloco.

Um número elevado de candidatos de língua portuguesa a realizar exame em Portugal,  pode ainda facilitar a realização futura do exame em português algo porque a atual direção tem pugnado.

 

 

Como a Anestesiologia mudou o mundo

 

A exposição percorre o país desde Outubro de 2014, com grande sucesso e irá continuar em 2017, no sul e ilhas. A Carolina Rocha tem realizado um exaustivo trabalho de organização.

 

Como demonstramos, a  Anestesiologia e a SPA  que a representa estão ativas, preocupam-se em dignificar, divulgar, valorizar e promover o desenvolvimento da especialidade respeitando valores éticos.

 

Até breve,

 

Rosário Órfão

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-09

Como Citar

Órfão, R. (2017). Dois anos de atividade da SPA. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 26(1), 6–9. https://doi.org/10.25751/rspa.11652

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)