A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania

Autores

  • Luísa Faria Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto
  • Marisa Costa Bolseira de Investigação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto
  • Nelson Lima-Santos Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa

Palavras-chave:

eficácia colectiva, cidadania, ensino secundário, sucesso escolar

Resumo

Será a eficácia colectiva da escola potenciadora de valores que fundam a cidadania? Partindo da análise dos discursos de 86 agentes educativos (alunos, professores, funcionários e membros de direcção), no quadro de entrevistas sobre a eficácia colectiva das escolas, sua caracterização e expressão, é, também, perspectivado o desafio de que a inculcação  dos valores da cidadania pode e deve fundar-se na interdependência e interacção do individual e colectivo, em que todos sejam, simultaneamente, autores e actores, protagonizando a “sua própria cidadania”.

Downloads

Edição

Secção

Artigo de fundo