Criação e gestão de catálogos electrónicos em museologia: estudo de caso

Autores

  • Ana Sofia da Santa Vilar Aluna do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa

Palavras-chave:

museus, informação, tecnologia

Resumo

Este artigo centra-se na relação entre a criação e gestão de unidades de informação museológica e as novas tecnologias da informação como meio prático de registar objectos com teor cultural e patrimonial, representativos de comportamentos sociais. Com a premissa da caracterização das colecções museológicas e o avanço tecnológico, os museus tentam adaptar algumas práticas museológicas ao panorama inovador das tecnologias informáticas. Assim, surgem os catálogos electrónicos criados a partir de Sistemas de Gestão de Colecções para os quais utilizam a hipermédia como principal meio de visualização em ambiente digital, num conjunto de elementos multimédia. A divulgação dos mesmos na Internet depende da relação dos museus com os recursos informáticos, dos quais são detentores, e das estratégias de sociabilização na difusão da informação museológica, afirmando assim a posição dos Sistemas de Gestão de Colecções na defesa dos valores de cidadania e culturais e na preservação da memória colectiva, dos quais os museus se distinguem como pioneiros.

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