Os Quadros Superiores, os Empresários e as suas Famílias: análise de processos de mudança social e cultural em Moçambique

Autores

Palavras-chave:

Empresário, Família, Reprodução social, Rede social, Moçambique

Resumo

Neste texto são analisadas estratégias de reprodução social de famílias moçambicanas que possuem um ou mais membros a desenvolver actividades empresariais e simultaneamente um ou mais membros com formação superior. Através de uma abordagem das articulações e inter-relações que se processam entre estas diferentes variáveis e unidades de análise (empresários, quadros superiores, indivíduos, famílias) pretende-se reflectir sobreos processos dinâmicos através dos quais as famílias desenvolvem as suas estratégias de reprodução social. Salientam-se, na análise, os factores que a nível familiar condicionaram as formações  e opções profissionais  individuais  e a forma como estas originaram transformações ao nível das estruturas e relações familiares. Conclui-se reflectindo sobre o carácter complexo e não linear dessas mesmas transformações e da forma como estas mesmas características, inerentes aos processos de mudança cultural e social em curso nas famílias moçambicanas, condicionam as actividades empresariais e profissionais dos indivíduos.

Referências

Carvalho Neves (2005), «Serão as micro-finançasem Moçambique um bom negócio?» Power point apresentado num debate público sobre micro-finanças, Pensão Martins, Maputo, 21 de Julho de 2005.

Casal, Adolfo Yánez (2005), Entre a Dádiva e a Mercadoria: Ensaio de Antropologia Económica, Lisboa, edição do autor.

Costa, Ana Bénard da (1995), «Estudo de famílias deslocadas na cidade de Maputo: análise das relações e comportamentos sócio-económicos», Lisboa, Centrode Estudos Africanos, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, dissertação de mestrado (policopiado).

Costa, Ana Bénard da (2003), Estratégias de Sobrevivência e Reprodução Social de Famílias na Periferia de Maputo, dissertação de doutoramento em Estudos Africanos interdisciplinares em Ciências Sociais no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Lisboa.

Costa, Ana Bénard da, e Rodrigues, Cristina (2002), «Estratégias de sobrevivência e de reprodução social de famílias de bairros peri-urbanos de Luanda e Maputo», Estudos de Desenvolvimento, 7, Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento, Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa.

Hugon, Philippe (2000), «Os empresários africanos e a análise económica», Stephen Ellis e Yves-A. Fauré (org.), Empresas e Empresários Africanos, Lisboa, Vulgata.

Mosse, Marcelo (2004), «Corrupção em Moçambique: alguns elementos para debate», <http://www.zambezia.co.mz/content/view/329/1/>.

Murteira, Mário (1996), «Empresariado nacional e transição para a economia de mercado na África lusófona», Economia Global e Gestão, 1/96, pp. 7-24.

Pina Cabral, João (1991), Os Contextos da Antropologia, Lisboa, Difel.

Downloads

Publicado

2016-02-19