Estudos de Conservação e Restauro

A revista ecr visa difundir o trabalho científico que tem vindo a ser desenvolvido na área da conservação e restauro de bens culturais. Esta publicação pretende ser uma plataforma para investigadores e profissionais, abrangendo não apenas aqueles que se encontram vinculados à Universidade Católica Portuguesa e ao Centro de Investigação da Escola das Artes (CITAR), mas também especialistas de outros centros nacionais e internacionais.

A Conservação e Restauro é um domínio epistemológico de implementação recente no quadro académico nacional, mas que tende a consolidar-se graças ao incremento da investigação produzida por um número crescente de jovens investigadores e profissionais do ramo.

A conservação e as intervenções no património cultural implicam estudos em campos, que embora muito diversificados são complementares. Assim, destacam-se os estudos artísticos e históricos em paralelo com a investigação no domínio dos materiais e das tecnologias utilizados na criação dos objectos e obras. Deste modo, enquadram-se nos objectivos da revista tanto as intervenções de conservação e restauro propriamente ditas, quando pautadas por carácter inovador, bem como as investigações em torno dos materiais constituintes dos bens culturais e as técnicas específicas relacionadas com os tratamentos de restauro, sua caracterização e história. Serão ainda âmbito desta revista os estudos de reflexão teórica ou de aplicação prática que tenham por finalidade a conservação e restauro em todos os seus múltiplos aspectos, como é o caso da análise da teoria, história e deontologia.


n. 7


Capa da revista
Special Issue GILT-EnArt 2015