A Terra como Acontecimento. A Pintura interpelada pelo Cinema em torno do filme "A Terra como Acontecimento"

Autores

  • Romy Castro Pintora, ensaísta, CECL/FCSH-UNL-Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2016castro

Palavras-chave:

pensamento, terra, pintura, cinema, alegoria, metapolítica

Resumo

Esta comunicação inscreve-se num projeto em curso sobre as matérias da “Terra” que se tem desdobrado na investigação dos materiais, no espaço pictural e na instalação, intitulado “A Terra como Acontecimento”. A recusa intencional da representação e narratividade, o uso das matérias tendem a abalar as fronteiras dos géneros. Por exemplo, a acumulação das tintas leva a uma espessura que a torna numa quase escultura. Dada a essencial mudez das artes plásticas a transposição para o cinema das 3 séries em que se desdobra este projecto cria um espaço outro que originando-se na pintura a alegoriza criando uma espécie de “nova-terra” (Deleuze), que prolonga o pictural geoesteticamente. Trata-se de um duplo movimento, da pintura para o cinema e vice-versa, que ilumina a pintura revelando a natureza do acontecimento da terra. A possibilidade de um habitar outro que começa sempre num retorno ao mais arcaico, ou seja, “A Terra como Acontecimento”. A terra arcaica produzida é bem reveladora das estratégias de poder que milenarmente a procuram dominar.

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Publicado

2016-06-16

Como Citar

Castro, R. (2016). A Terra como Acontecimento. A Pintura interpelada pelo Cinema em torno do filme "A Terra como Acontecimento". Cinema &Amp; Território, 1(1), 96–105. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2016castro

Edição

Secção

Artigos