A Terra como Acontecimento. A Pintura interpelada pelo Cinema em torno do filme "A Terra como Acontecimento"
DOI:
https://doi.org/10.34640/universidademadeira2016castroPalavras-chave:
pensamento, terra, pintura, cinema, alegoria, metapolíticaResumo
Esta comunicação inscreve-se num projeto em curso sobre as matérias da “Terra” que se tem desdobrado na investigação dos materiais, no espaço pictural e na instalação, intitulado “A Terra como Acontecimento”. A recusa intencional da representação e narratividade, o uso das matérias tendem a abalar as fronteiras dos géneros. Por exemplo, a acumulação das tintas leva a uma espessura que a torna numa quase escultura. Dada a essencial mudez das artes plásticas a transposição para o cinema das 3 séries em que se desdobra este projecto cria um espaço outro que originando-se na pintura a alegoriza criando uma espécie de “nova-terra” (Deleuze), que prolonga o pictural geoesteticamente. Trata-se de um duplo movimento, da pintura para o cinema e vice-versa, que ilumina a pintura revelando a natureza do acontecimento da terra. A possibilidade de um habitar outro que começa sempre num retorno ao mais arcaico, ou seja, “A Terra como Acontecimento”. A terra arcaica produzida é bem reveladora das estratégias de poder que milenarmente a procuram dominar.
Referências
Aumont, J. (2004). Las teorías de los cineastas. La concepción del cine de los grandes directores. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica.
Badiou, A. (2004). El Cine como Experimentacíon Filosófica. Pensar el cine 1: imagem, ética y filosofia / compilação y prólogo a cargo de Gerardo Yocl. Buenos Aires:
Manancial.
Barot, E. (2009). Camara Politica : Dialectique du réalisme dans le cinéma politique et militant (Groupes Medvedkine, Francesco Rosi, Peter Watkins). Paris : Librairie
philosophique J. Vrin.
Belting, H. (1989). L’histoire de l’art est-elle finie ? Éditions Jacqueline Chambon.
Deleuze, G. (1983). Cinema 1. L’Image-Mouvement. Paris : Les Éditions de Minuit.
Deleuze, G. (2012). O Abecedário. Diálogos com Claire Parnet. Portugal: Companhia da Palavra.
Deleuze, G. & Guattari, F. (1992). Qu’est-ce que la Philosophie ? O que é a Filosofia? Trad. Margarida Barahona e António Guerreiro. Lisboa: Ed. Presença.
Payot, D. (1998). La statue de Heidegger. Art, vérité, souveraineté. Circé.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2016 Romy Castro
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Para mais informações siga o link: CC Atribuição-NãoComercial 4.0