Buscando "Aröbönhipopá": comunidade, cinema e território entre os Xavante

Autores

  • Samuel Leal Doutor em Comunicação Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2018leal

Palavras-chave:

cinema, identidade, território, comunidade

Resumo

Segundo a antropóloga Els Lagrou, a reivindicação das identidades indígenas contemporâneas passa pela adesão a um “regime específico de produção estética do conhecimento”. Tomaremos tal “regime de produção” enquanto um território de pertencimento identitário para pensar a prática audiovisual em uma comunidade indígena da etnia xavante, localizada no Planalto Central do Brasil. A partir dessa questão, trabalha-se com filme média-metragem que mostra uma caminhada de adultos e crianças pela reserva, cujo destino final é a região de uma antiga aldeia. O local atualmente está fora dos limites do território demarcado e é ocupado por uma fazenda. Pensaremos no vídeo a relação entre imagem, memória e território, este último entendido como um
espaço ao mesmo tempo físico, identitário e imagético. O filme trabalha a história comunitária a partir do deslocamento físico no território, ao qual corresponde um deslocamento no tempo na medida em que engendra a recuperação de uma memória. Esse duplo deslocamento projeta o olhar para o passado do território físico (a terra) de modo a ampliar as possibilidades de acesso ao território simbólico (a identidade) por meio da consolidação de um espaço imagético (o filme).

Referências

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Filmografia

Zõmõri Aröbönhipopã. Pontal Xavante & Caimi Waiassé dir. (Brasil, Ponto de Cultura Apowẽ, 2008) [vídeo digital]

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

Leal, S. (2018). Buscando "Aröbönhipopá": comunidade, cinema e território entre os Xavante. Cinema &Amp; Território, (3), 26–38. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2018leal

Edição

Secção

Artigos