A diáspora na mulher e no cinema
DOI:
https://doi.org/10.34640/universidademadeira2018ledoandionPalavras-chave:
diáspora, emigração, exílio, cinema em língua galega, novo cinema galegoResumo
"Esquecerte de quen es para ser ti mesma-outra", diz a voz e o corpo no exílio da actriz nascida na Galiza Maria Casares no filme de Alain Resnais Gernika, 1945. Para não esquecer a barbárie, o bombardeamento da população civil, a perda. Sentir o corpo de alguém, para além da perda, no local onde os seus pés estão. Com esta ideia paradoxal criamos um cinema que dá um rosto a este sinal trágico do século: o incessante movimento de massas humanas devido à fama, guerras, perseguições, catástrofes... procuramos um cinema em que o território seja, singularmente, o desejo de regressar; olhamos para as definições de cinema migrante, de cinema da e da diáspora e do feminino; olhamos para a atitude do cineasta como constitutiva das obras para, no final, exemplificá-la através de uma pequena viagem no Cinema na Língua Galega.
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