Ecografia Oftálmica em Doentes com Miodesópsias e Fotópsias: Estudo Observacional Retrospetivo Descritivo e Analítico

Autores

  • Filipa Rebordão Caiado Sousa Hospital Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.7581

Palavras-chave:

Descolamento posterior do vítreo, miodesospsias, fotopsias, ecografia

Resumo

Objetivos: Descrever achados ecográficos em doentes com miodesópsias e/ou fotopsias, analisar associações entre queixas, achados e variáveis.

Material e Métodos: Analisámos doentes com queixas de miodesópsias e/ou fotopsias que realizaram ecografias oftálmicas entre Janeiro 2012 e Agosto 2015 no Serviço de Oftalmologia do Hospital Santa Maria.

Resultados: Foram executadas ecografias oftálmicas em 77 olhos de 62 doentes. Entre os 62 doentes: 59% tinham apenas miodesópsias, 40% tinham fotopsias com ou sem miodesópsias e 11% referiam diminuição da acuidade visual. Nas ecografias foram descritos os seguintes achados: 40% sinerése vítrea, 14% descolamento posterior do vítreo (DPV) incompleto, 45% DPV total, 11%  rasgadura retina, 4.8% descolamento retina (DR), 12,9% hemovítreo e 12,9% com diâmetro anteroposterior aumentado. Os doentes mais jovens tiveram maior tendência para rasgadura/DR. Dos doentes com apenas miodesópsias 5.4% apresentaram uma rasgadura/DR, os doentes que tinham fotopsias com/sem miodesópsias 20% apresentavam uma rasgadura/DR. Constatamos diferentes apresentações semiológicas entre os doentes com DPV total vs DPV incompleto.

Conclusões: Na maioria das vezes as miodesópsias e fotopsias associam-se a casos sintomáticos de DPV,  dentro destes, 16% podem ter uma complicação. Parece haver uma tendência para risco aumentado de DR/rasgadura em doentes com fotopsias quando comparados com os doentes com miodesópsias isoladas mas é necessário um estudo com maior número de doentes. O DPV sintomático em idades mais jovens também parece estar associado a maior risco de complicações. O DPV total aparece mais associado a queixas de miodesopsias em oposição aos doentes com DPV incompleto que referem principalmente fotopsias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Caiado Sousa, F. R. (2017). Ecografia Oftálmica em Doentes com Miodesópsias e Fotópsias: Estudo Observacional Retrospetivo Descritivo e Analítico. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 40(4). https://doi.org/10.48560/rspo.7581

Edição

Secção

Artigos Originais