Uma análise do Teorema Fundamental do Cálculo em alguns livros-texto

Autores

  • Armindo Cassol UNESP - Universidade Estadual Paulista, Brasil
  • Claudia Laus Angelo UNESP - Universidade Estadual Paulista, Brasil
  • Lígia Arantes Sad UNESP - Universidade Estadual Paulista, Brasil
  • Maria Regina G. da Silva UNESP - Universidade Estadual Paulista, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22674

Resumo

Neste artigo, apresentamos um exame do tratamento do Teorema Fundamental do Cálculo nos livros mais freqüentemente citados nas bibliografias de programas de cursos de Cálculo, no ensino superior. Nosso interesse está voltado para a metodologia visando ao ensino-aprendizagem. Analisamos, nas exposições do teorema e da demonstração, a exigência de pré-requisitos, o encadeamento lógico da demonstração, as motivações elegidas, a presença da noção geométrica, as aplicações e os exercícios propostos. Para esta análise tomamos como base a teoria dos Campos Semânticos (Lins. 1993). Concluímos que o objeto matemático Teorema Fundamental do Cálculo não é exatamente o mesmo para autores diferentes, tanto em sua formulação como em seu tratamento. Concluímos também que os autores supõem um interlocutor pleno que se afasta do interlocutor real, o aluno que precisa aprender.

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Publicado

1995-12-30

Como Citar

Cassol, A., Angelo, C. L., Sad, L. A., & Silva, M. R. G. da. (1995). Uma análise do Teorema Fundamental do Cálculo em alguns livros-texto. Quadrante, 4(2), 73–90. https://doi.org/10.48489/quadrante.22674

Edição

Secção

Artigos