Uma análise do Teorema Fundamental do Cálculo em alguns livros-texto
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22674Resumo
Neste artigo, apresentamos um exame do tratamento do Teorema Fundamental do Cálculo nos livros mais freqüentemente citados nas bibliografias de programas de cursos de Cálculo, no ensino superior. Nosso interesse está voltado para a metodologia visando ao ensino-aprendizagem. Analisamos, nas exposições do teorema e da demonstração, a exigência de pré-requisitos, o encadeamento lógico da demonstração, as motivações elegidas, a presença da noção geométrica, as aplicações e os exercícios propostos. Para esta análise tomamos como base a teoria dos Campos Semânticos (Lins. 1993). Concluímos que o objeto matemático Teorema Fundamental do Cálculo não é exatamente o mesmo para autores diferentes, tanto em sua formulação como em seu tratamento. Concluímos também que os autores supõem um interlocutor pleno que se afasta do interlocutor real, o aluno que precisa aprender.
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