A avaliação em documentos orientadores para o ensino da Matemática: Uma análise sucinta

Autores

  • Leonor Santos Grupo de Investigação DIF—Didáctica e Formação Centro de Investigação em Educação e Departamento de Educação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1283-032X

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22761

Palavras-chave:

Desenvolvimento curricular, orientações curriculares em Matemática, avaliação das aprendizagens, princípios orientadores da avaliação, formas e instrumentos de avaliação

Resumo

Este artigo analisa como a avaliação é considerada em diversos documentos que influenciaram ao longo das últimas décadas o desenvolvimento curricular português em Matemática, abarcando um período de 25 anos. Desta análise é possível reconhecerem-se diferentes conceitos de avaliação, que acompanham as grandes tendências nesta área, muito embora a evolução que se identifica seja marcada por um discurso nem sempre coerente entre os princípios enunciados e as orientações para a acção. Verifica-se ainda uma tendência para ver a avaliação como um processo mais próximo dos actores directos da acção pedagógica. A evolução das formas e dos instrumentos de avaliação é marcada pela diversidade.

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Publicado

2003-06-30

Como Citar

Santos, L. (2003). A avaliação em documentos orientadores para o ensino da Matemática: Uma análise sucinta. Quadrante, 12(1), 7–20. https://doi.org/10.48489/quadrante.22761

Edição

Secção

Artigos