A avaliação em documentos orientadores para o ensino da Matemática: Uma análise sucinta
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22761Palavras-chave:
Desenvolvimento curricular, orientações curriculares em Matemática, avaliação das aprendizagens, princípios orientadores da avaliação, formas e instrumentos de avaliaçãoResumo
Este artigo analisa como a avaliação é considerada em diversos documentos que influenciaram ao longo das últimas décadas o desenvolvimento curricular português em Matemática, abarcando um período de 25 anos. Desta análise é possível reconhecerem-se diferentes conceitos de avaliação, que acompanham as grandes tendências nesta área, muito embora a evolução que se identifica seja marcada por um discurso nem sempre coerente entre os princípios enunciados e as orientações para a acção. Verifica-se ainda uma tendência para ver a avaliação como um processo mais próximo dos actores directos da acção pedagógica. A evolução das formas e dos instrumentos de avaliação é marcada pela diversidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.