Sobre a Revista

OBJETO E ÂMBITO

Sinais de Cena - Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas publica textos inéditos dedicados à investigação em Estudos de Teatro e Artes Performativas.

É uma revista anual, especializada em estudos de teatro e artes performativas, editada pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT). 

As secções dedicadas à produção ensaística (“Dossiê Temático” e “Estudos Aplicados) têm arbitragem científica. Nestas secções, os artigos podem ser publicados em português, inglês, francês, espanhol e italiano. Em cada um destes textos estão incluídos o título, um resumo, cinco palavras-chave em duas línguas, bem como uma nota biográfica do/a autor/a do artigo.

O controlo de qualidade dos manuscritos submetidos é efetuado através de um/a editor/a, uma comissão editorial e de, pelo menos, um parecer cego de arbitragem científica por pares.

As restantes secções fixas – “Portefólio”, “Primeira Pessoa (entrevista)”, “Passos em Volta (análise de espetáculos) e “Leituras” (recensões de obras de e sobre teatro) – dedicam-se à documentação, debate, análise e avaliação do que no campo do teatro – e de outras artes performativas – se vem praticando nas suas múltiplas vertentes criativas, tanto em Portugal (seu vértice maior de interesse e preocupação), como no resto do mundo. Cada uma destas secções é coordenada, em cada número, por dois membros do Conselho Editorial. Estas secções não são submetidas a arbitragem científica.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

A Sinais de Cena oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem pagamentos para o utilizador ou para sua instituição. É permitido aos utilizadores ler, transferir, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou partilhar os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem autorização prévia da revista Sinais de Cena ou do autor.

 

INSTRUÇÕES PARA AUTORES 

Para mais informação sobre os tipos de manuscrito aceites na revista, normas de formatação dos manuscritos (texto, figuras e quadros), normas cartográficas e normas bibliográficas, os/as autores/as devem consultar a página Instruções para Autores.
Não há lugar ao pagamento de qualquer tipo de taxa ou custo ao longo de todo o processo, incluindo a publicação do artigo.

 

COPYRIGHT & LICENÇA

Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Os autores publicam os seus textos na Sinais de Cena sob a licença Creative CommonsAtribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".

Direitos de Autor
Cabe aos/às autores/as dos manuscritos obter autorização para publicação de material sujeito a “Direitos de Autor”.

Direitos de Edição
Os direitos de edição pertencem ao Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A edição de um texto submetido à Sinais de Cena para publicação implica que seja um original.
A publicação implica a aceitação das normas para submissão de manuscritos e o cumprimento dos deveres dos/as autores/as.