Concepções de futuros professores de ciências sobre o modelo de ciência e tecnologia

Ricardo Pereira Sepini, Sonia Aparecida Cabral, Maria Delourdes Maciel, Ángel Vázquez Alonso

Resumo


Neste trabalho apresentamos os resultados de uma intervenção pedagógica desenvolvida a partir de uma proposta de formação inicial de futuros professores realizada com 10 estudantes do ensino superior em Ciências Biológicas (licenciatura). A proposta foi estruturada em encontros presenciais e atividades on-line com auxílio da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Foram realizados três encontros presenciais e quatro atividades através da plataforma. Nesta etapa do curso, a avaliação foi realizada a partir de duas questões: 1) Que ideias ou opinião sobre a ciência e tecnologia você deixou de ter ou mudou depois de realizar o curso? 2) Descreva brevemente, com suas palavras, figuras ou mapas, o seu modelo atual sobre a ciência e tecnologia no ensino. Para verificação das respostas utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a atividade realizada possibilitou aos estudantes alcançar um melhora nas percepções e/ou concepções sobre a Ciência e Tecnologia. Concluímos que a atividade realizada, dada a sua funcionalidade, torna-se construtiva para a formação inicial de professores para o Ensino de Ciências.


Palavras-chave


Formação de Professores; Ensino de Ciências; Pensamento Científico.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.