TIA na educação especial e na intervenção precoce – dinâmicas e partilhas

Autores

  • Cristina Novo Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.10838

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Formação Pós Graduada de Docentes, Educação especial.

Resumo

Este artigo contextualiza algumas das diretivas europeias para a inclusão das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na construção de uma sociedade com maior igualdade, equidade e melhor acessibilidade, da parte de todas as crianças e jovens com deficiência, a uma inclusão social e profissional que deve começar na escola. Em contexto da educação especial e da intervenção precoce, as TIC podem ser uma mais valia para as crianças e os jovens, mas também para os docentes e famílias que com elas trabalham. O percurso que aqui relatamos está inscrito no âmbito da formação pós-graduada em dois cursos de educação inclusiva que contemplaram unidades curriculares de TIC. Deste modo, apresentamos o modelo de trabalho e avaliação seguido nestas unidades curriculares, mostramos algumas evidências dos resultados deste percurso e, sobretudo, exemplos de autonomia e valorização da auto estima dos formandos que connosco partilharam estes momentos.

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Publicado

2017-02-08

Como Citar

Novo, C. (2017). TIA na educação especial e na intervenção precoce – dinâmicas e partilhas. Revista Interacções, 12(41). https://doi.org/10.25755/int.10838