A aprendizagem cooperativa: perspetiva de docentes e crianças

Autores

  • Fabiana Cunha Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Marta Uva Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.10839

Palavras-chave:

Aprendizagem Cooperativa, Perspetivas de docentes, Perspetivas das crianças, Papel do Educador/Professor.

Resumo

O desenvolvimento de estratégias que promovam a aprendizagem cooperativa constitui uma metodologia favorecedora da promoção de atitudes e competências cooperativas nas crianças. Estas competências facilitam a aquisição de novos conhecimentos e tornam-se essenciais no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Nesta metodologia as crianças são os atores principais na construção dos seus conhecimentos, na exploração de novos conteúdos, culminando numa nova atitude perante o ato de aprender.

O artigo apresentado surge de um exercício investigativo de caráter qualitativo, que pretendeu caracterizar a aprendizagem cooperativa na perspetiva dos educadores, professores do 1.º CEB e das próprias crianças; identificar o papel do educador/professor neste tipo de trabalho e apresentar alguns exemplos de estratégias de aprendizagem cooperativa. A recolha de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas a educadores, professores do 1.º ciclo do ensino básico e crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Cunha, F., & Uva, M. (2017). A aprendizagem cooperativa: perspetiva de docentes e crianças. Revista Interacções, 12(41). https://doi.org/10.25755/int.10839