Intervenção na formação no ensino superior: a aprendizagem baseada em problemas (PBL)

Autores

  • Rosa Maria Gomes Departamento de Educação e Psicologia, CIDTFF, CINTESIS, Universidade de Aveiro
  • Elisabeth Brito Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda CINTESIS, Universidade de Aveiro
  • Ana Varela Departamento de Educação e Psicologia, CIDTFF, Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.11812

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem, Intervenção na Formação, Ensino Superior.

Resumo

O presente artigo, a partir de uma incursão pela literatura, visa apresentar o estado da arte da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no Ensino Superior. Nesse sentido, procura apresentar estudos desenvolvidos com a aplicação desta metodologia, mais especificamente ao ensino médico e ao ensino da psicologia. Partimos de uma experiência aplicada à disciplina de Fisiopatologia, do curso de medicina da Universidade Nova de Lisboa, e ao curso de Psicologia da UNIDERP, Brasil. Outros estudos são apresentados, com o intuito de analisar outras investigações que permitam enquadrar as vantagens ou inconvenientes, em implementar o método PBL no ensino superior.

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

Gomes, R. M., Brito, E., & Varela, A. (2017). Intervenção na formação no ensino superior: a aprendizagem baseada em problemas (PBL). Revista Interacções, 12(42). https://doi.org/10.25755/int.11812