BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.12213

Palavras-chave:

Blended Learning, Estudante Contemporâneo, Prática Docente.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma base teórica para esclarecer as diferentes variáveis que compõem uma modalidade educacional referida como Blended Learning. Uma vez que não há consenso para uma única definição do conceito de Blended Learning, é importante, a partir das regularidades encontradas em diferentes definições, estabelecer quais são seus atributos definidores e característicos, suas potencialidades e fragilidades. Neste sentido, este artigo propõe uma revisão bibliográfica acerca do papel do estudante e do professor, bem como a dinâmica que se estabelece entre eles em um ambiente de aprendizagem mista. Para tanto, são apresentadas as características do estudante contemporâneo e as atribuições do professor, cuja atuação é baseada no referencial do racionalismo prático. A partir de conjecturas fundamentadas na teoria, conclui-se que a modalidade Blended Learning permite uma cultura educacional mais alinhada com a contemporaneidade, cuja premissa básica rejeita qualquer dogmatismo de uniformidade em sua proposição.

Biografia Autor

Sidinei Oliveira Sousa, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE (Presidente Prudente)

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Licenciado em Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2015). Atualmente é professor no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na Universidade Estadual Paulista - UNESP de Presidente Prudente e na Faculdade FIPP/UNOESTE de Presidente Prudente. Atua nas linhas de pesquisa de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning), Educação a Distância, Ambientes Potencializadores para a Inclusão, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das mídias em processos educativos. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias.

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Oliveira Sousa, S., & Junior, K. S. (2018). BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA. Revista Interacções, 14(47). https://doi.org/10.25755/int.12213