A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.13380Palavras-chave:
Criança, objeto de transição, interaçãoResumo
O presente trabalho apresenta o ensaio investigativo realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância - Creche (Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais) no ano letivo 2014/2015 realizado pela primeira autora. Valorizando o objeto de transição como promotor do conforto/bem estar da criança, este estudo visa identificar e descrever as interação de duas crianças de 15 meses com o(s) seu(s) objeto(s) de transição (fralda e chupeta) no momento da sesta, em contexto de creche.
Adotando uma metodologia qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, recorreu-se à observação direta através da gravação vídeo para recolher os dados. Os resultados advindos da análise de conteúdo revelaram que as crianças em estudo interagiram predominantemente com os seus objetos de transição não-verbalmente (através tato, do paladar e do olhar) ainda que se tenham encontrado evidências de interação com o(s) objeto(s) de transição através de sons indefinidos. Estes resultados reforçam a ideia da criança pequena como um ser competente, como alguém que encontra formas diversificadas de interação com os objetos para se situar no mundo que a rodeia e corroboram a conceção do objeto de transição como fonte de segurança, proteção e conforto no momento da sesta.
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