A palavra e o laço social entre adolescentes na escola

Autores

  • Luciana Gageiro Coutinho Universidade Federal Fluminense e Membro do Núcleo de Pesquisa Subjetividade, Cultura, Educação (NUPES) da UFF e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC) da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3366

Palavras-chave:

Adolescência, Educação, Laço social, Palavra.

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa sobre a adolescência e a educação no contexto social contemporâneo, que vem sendo realizada na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. Partimos da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas, trazendo questões tanto para os que ocupam o lugar de educadores quanto para crianças e adolescentes. Através de pesquisa de campo inspirada no método da pesquisa-intervenção, realizamos grupos de conversação com alunos e professores visando observar a relação dos adolescentes com a escola e seus representantes. Sustentando-nos na perspectiva psicanalítica e entendendo que a educação e a subjetivação humanas se dão numa dimensão de linguagem, a partir dessa inserção no campo, somos confrontados com questões a respeito dos limites e alcances da palavra na educação hoje. Neste trabalho discutimos o estatuto da palavra no âmbito educacional, supondo que os efeitos da mutação do regime simbólico no laço educativo têm incidência particular sobre os adolescentes e se apresenta sob a forma de problemas de escolarização e diversas manifestações da violência nas escolas.

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Publicado

2014-01-01

Como Citar

Coutinho, L. G. (2014). A palavra e o laço social entre adolescentes na escola. Revista Interacções, 9(26). https://doi.org/10.25755/int.3366