Educação formal e não formal: entre a formação e a intervenção

Autores

  • Maria João Hortas Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL Centro de Estudos Geográficos – UL
  • Joana Campos Escola Superior de Educação de Lisboa – IPL CIES-IUL

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3919

Palavras-chave:

Educação formal, Educação não formal

Resumo

A ideia de publicar este número especial da revista Interações resulta da conjugação do contributo de um conjunto de autores que, em momentos e contextos diversos, têm desenvolvido estudos e/ou coordenado e dinamizado projetos centrados na temática da Educação Não Formal (ENF).

Neste número reúne-se um conjunto de reflexões que, a partir de diferentes âmbitos e perspetivas de intervenção, evidenciam a importância das práticas não formais de educação na formação de crianças, jovens e adultos.

O conceito Educação Não Formal, utilizado na maioria dos artigos, surge relacionado com práticas, processos, estratégias e, também, aprendizagens. Nos âmbitos em que estas práticas se desenvolvem desencadeiam-se diferentes condições para a realização de aprendizagens que revelam ter efeitos multiplicadores em diversas esferas da vida social: na educação para a cidadania, na integração social, nos percursos educativos formais e, ainda, nos itinerários específicos de integração social de populações com origens diversas.

Downloads

Publicado

2014-05-22

Como Citar

Hortas, M. J., & Campos, J. (2014). Educação formal e não formal: entre a formação e a intervenção. Revista Interacções, 10(29). https://doi.org/10.25755/int.3919