A literatura no ensino médio: o caso brasileiro

Autores

  • Suely Corvacho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Raul de Souza Püschel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Carla Cristina Fernandes Souto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.477

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Parâmetros Curriculares Nacionais, Bases teórico-metodológicas.

Resumo

O artigo analisa as bases teórico-metodológicas que antecedem e que sustentam os Parâmetros Curriculares Nacionais — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — (PCNs) especificamente o ensino de Literatura para o Curso Médio. Para analisar a situação brasileira, o artigo toma como referência o exame realizado por Todorov sobre a prática teórico-metodológica adotada nos liceus franceses. As conclusões são bastante próximas, pois a tendência é explorar os fatores intrínsecos da obra literária tanto no Brasil quanto na França. No entanto, a partir de 1999, os PCNs mudaram e, ao escolher a proposta de M. Bakhtin, se distanciaram da experiência francesa.

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Publicado

2011-11-07

Como Citar

Corvacho, S., Püschel, R. de S., & Souto, C. C. F. (2011). A literatura no ensino médio: o caso brasileiro. Revista Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.477

Edição

Secção

Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.