Escrever para aprender: contributo para a caracterização do contexto português

Autores

  • José António Brandão Carvalho Centro de Investigação em Educação (CIEd) – Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.480

Palavras-chave:

Escrever, Aprender, Contexto português.

Resumo

O objectivo deste texto é contribuir para uma reflexão sobre o papel que a escrita, enquanto instrumento de aprendizagem, pode desempenhar no contexto da escola, independentemente do nível de ensino.

Começa-se por fazer um enquadramento teórico no qual, a partir da descrição do processo de escrita e da caracterização de algumas dimensões de uso da linguagem escrita, se evidencia as potencialidades do envolvimento da escrita no nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento.

Posteriormente passa-se à caracterização do contexto português, primeiro através de uma análise do modo como a questão é perspectivada pelos documentos reguladores produzidos no âmbito do Ministério da Educação e depois pela referência a um conjunto de estudos que tomam como objecto o papel da escrita na construção da aprendizagem.

Apesar de focalizados em diferentes aspectos e níveis de ensino e de recorrerem a diferentes metodologias de investigação, estes estudos coincidem em termos de resultados, o que permite de algum modo inferir que, na escola portuguesa, do ensino básico ao superior, o uso da escrita como ferramenta de aprendizagem é ainda pouco frequente.

Downloads

Publicado

2011-11-07

Como Citar

Carvalho, J. A. B. (2011). Escrever para aprender: contributo para a caracterização do contexto português. Revista Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.480

Edição

Secção

Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.