Análise das mudanças de concepções atitudinais identificados nos estudantes a partir de uma sequência didática com enfoque na natureza da ciência e da tecnologia

Autores

  • Ricardo Pereira Sepini Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/Brasil
  • Ángel Vázquez Alonso Universidad de las Islas Baleares – Palma de Mallorca/Espanha
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6926

Palavras-chave:

EANC&T, Ensino de Ciências, Sequência de Ensino e Aprendizagem, Natureza da Ciência e da Tecnologia.

Resumo

Esta investigação envolveu problemas relacionados ao ensinar com qualidade a Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T). O objetivo foi mostrar a possibilidade de ensinar e analisar questões e aspectos inovadores da compreensão da NdC&T, tendo como iniciativa uma intervenção didática realizada em sala de aula em um curso de formação de professores com auxílio de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA). A abordagem metodológica foi uma intervenção-experimental, pois reuniu etapas de pré-teste – intervenção didática - pós-teste, com um grupo experimental e grupo controle. Foram participantes da pesquisa estudantes do último ano de graduação (licenciatura) em Ciências Biológicas de uma instituição privada da cidade de São Paulo. Entre os resultados verifica-se uma modesta melhora do pré-teste para o pós-teste com o grupo controle e o grupo experimental uma melhora expressiva, superando o grupo controle. Ademais com esse trabalho foi possível identificar as áreas onde foram produzidas melhoras. Como contribuição essa pesquisa inclui a própria SEA e os instrumentos de avaliação, sendo que pode-se constatar sua funcionalidade, tornando-se transferíveis para Ensino de Ciências. Concluímos que através da atividade desenhada, realizada e avaliada em sala de aula, possibilitou aos estudantes alcançar uma melhora nas concepções atitudinais acerca da NdC&T.

Publicado

2015-05-18

Como Citar

Sepini, R. P., Vázquez Alonso, Ángel, & Maciel, M. D. (2015). Análise das mudanças de concepções atitudinais identificados nos estudantes a partir de uma sequência didática com enfoque na natureza da ciência e da tecnologia. Revista Interacções, 11(34). https://doi.org/10.25755/int.6926