A análise de discurso como metodologia para o estudo de políticas educacionais: o caso da proposta curricular do estado de São Paulo

Autores

  • Karen Christina Dias da Fonseca Cilla Universidade Federal do ABC
  • Lucio Campos Costa Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8734

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Currículo, Políticas Educacionais.

Resumo

A Análise de Discurso (AD) de vertente francesa oferece instrumentos teóricos e metodológicos que permitem ao analista incorporar as condições históricas e ideológicas em que o discurso foi produzido e, assim, experimentar gestos interpretativos e construções de sentido. Dito de outro modo, é possível ir além do conteúdo literal de um texto/discurso, percebendo como ele produz e veicula sentidos, evitando reduzi-lo a algo evidente, naturalizado, hermético.

Com o intuito de apresentar o potencial metodológico da AD para o estudo de políticas educacionais, o presente trabalho tomou como foco de investigação o caso da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, a qual unificou o currículo de toda a rede de escolas públicas estaduais paulistas a partir do ano de 2008. Para isso, foram considerados os discursos oficiais da Secretaria Estadual de Educação, bem como os discursos de professores da rede Estadual e um conjunto de trabalhos acadêmicos produzidos a respeito da Proposta. Foi possível identificar e confrontar diferentes categorias discursivas, as quais nos permitiram gestos de interpretação e construções de sentidos.

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Publicado

2016-03-06

Como Citar

Cilla, K. C. D. da F., & Costa, L. C. (2016). A análise de discurso como metodologia para o estudo de políticas educacionais: o caso da proposta curricular do estado de São Paulo. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8734

Edição

Secção

XV ENEC - Currículo e políticas educativas