DISCRIMINAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NA ESCOLA

Autores

  • Dalila Xavier de França Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.9476

Palavras-chave:

Discriminação, Escola, Professor

Resumo

Com o objetivo de analisar o papel do professor no processo de discriminação de crianças negras, realizou-se um estudo com 109 alunos de uma escola de formação de professores. Eles avaliaram uma redação e em seguida responderam a um questionário com perguntas sobre os critérios de avaliação utilizados. Analisou-se o efeito da cor da pele da criança que escreveu a redação (manipulada através de duas fotografias - crianças branca e negra), sobre a discriminação em relação à cor da pele (avaliada através da nota atribuída à redação). Os resultados demonstram a presença da discriminação do negro tanto na nota atribuida quanto nos critérios utilizados para avaliar a redação, que foi independente da cor da pele e da idade do professor. Discute-se a escola enquanto espaço tanto para a aprendizagem de conteúdos acadêmicos, quanto para a socialização para as atitudes raciais, os efeitos da discriminação sobre as crianças negras e estratégias de redução do preconceito racial.

Biografia Autor

Dalila Xavier de França, Universidade Federal de Sergipe

Prof. Dra. da Universidade Federal de Sergipe, pesquisa na area da psiclogia social, teams socialização e racismo.

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

França, D. X. de. (2018). DISCRIMINAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NA ESCOLA. Revista Interacções, 13(45). https://doi.org/10.25755/int.9476