Atitudes do enfermeiro em contexto de ensino clínico: uma revisão da literatura

Authors

  • Madalena Cunha
  • Olivério Ribeiro
  • C. Vieira
  • F. Pinto
  • L. Alves
  • R. Santos
  • S. Martins
  • S. Leite
  • V. Aguiar
  • V. Andrade

Abstract

Com o decorrer do Ensino Clínico torna-se crucial compreender de que modo as atitudes dos enfermeiros influenciam o desempenho dos alunos.
Cuidados de excelência só podem ser assegurados com a passagem de testemunho do Enfermeiro para o aluno. Nesta linha, as atitudes que os enfermeiros supervisores apresentam, tornam-se o “espelho” e o reflexo do futuro profissional.
O supervisor tem a capacidade de melhorar a qualidade da formação do estudante, sendo que este tem o dever de ser o catalisador da mudança. Um processo interactivo e dinâmico facilitador da aprendizagem experiencial que permite a melhoria e a continuidade dos cuidados.

Downloads

Download data is not yet available.

References

• ABREU, Wilson Correia (2003). Supervisão, qualidade e ensinos clínicos: que parcerias para a excelência em saúde? Coimbra: Formasau. ISBN 972-8485-35-2.

• ABREU, Wilson Correia (2007). Formação e aprendizagem em contexto clínico. Coimbra: Formasau, 295 p. ISBN 978-972-8485-87-0.

• ARCO, António Reis (2005) Supervisão pedagógica no ensino clínico de enfermagem. Revista sinais vitais, N.º 58 (Janeiro 2005). Coimbra. ISSN 0872 – 8844.

• CARVALHAL, Rosa (2003). Parcerias na formação. Papel dos orientadores clínicos: perspectivas dos actores. Loures: Lusociência. ISBN 972-8383-40-1.

• CARVALHO, António Carlos (2006). O ensino clínico de enfermagem. Enfermagem. II série, N.º 42/43 (Abril/ Setembro 2006). Lisboa. ISSN 0871-0775.

• DIXE, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues (2007). Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a orientação em parceria, enfermeiros orientadores e docentes dos ensinos clínicos. Enfermagem. II série. Nº 47/48 (Julho/ Dezembro 2007). Lisboa. ISSN 0871-0775.

• FARIA, Sidónio (Julho 2007). Supervisão clínica na enfermagem no caminho da excelência dos cuidados. [em linha]. [consultado em 2 de Outubro 2009]. Disponível em <http://www.forumenfermagem.org/index2.php?option=com-content&do_pdf=18id=2959>.

• FONSECA, Maria José Lopes (2006). Supervisão em ensinos clínicos de enfermagem: perspectiva do docente. Coimbra, 125 p. ISBN 972-8485-68-9.

• LONGARITO, Clementina Sousa (2002). O ensino clínico: a importância da orientação e a construção do saber profissional. Revista Investigação em Enfermagem. Nº 5 (Fevereiro 2002). Coimbra. ISSN 0874-7695.

• SERRA, Miguel Nunes (2006). Supervisão dos estudantes de enfermagem realizada por enfermeiros de prática clínica: a perspectiva dos actores. In: Associação Portuguesa de Enfermeiros/Investigar para melhor cuidar. Lisboa: APE, 27 p.

• SIMÕES, João Filipe Fernandes Lindo et al. (2006). Supervisão em ensino clínico de enfermagem: três olhares cruzados. Revista Investigação em Enfermagem. Nº 14 (Agosto 2006). Coimbra. ISSN 0874-7695.

• SIMÕES, João Filipe Fernandes Lindo (2007). Supervisão em ensino clínico de enfermagem: a perspectiva dos enfermeiros cooperantes. Enfermagem. II Série. Nº 47/48 (Julho/ Dezembro 2007). Lisboa. ISSN 0871-0775.

• SIMÕES, João Filipe Fernandes Lindo & Garrido, António Fernando da Silva (2007). Finalidade das estratégias de supervisão utilizadas em ensino clínico de Enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem. [em linha]. 16(4) Outubro-Dezembro 2007, Florianópolis, pp. 599-608. [consultado em. 17 de Outubro 2009]. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000400003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0104-0707. doi: 10.1590/S0104-07072007000400003.

• SIMÕES, João Filipe Fernandes Lindo; Alarcão, Isabel; Costa Nilza (2008). Supervisão em ensino clínico de enfermagem: a perspectiva dos enfermeiros cooperantes. Revista Referência. II série. N.º 6. (Junho 2008). Coimbra. ISSN 0874-0283.

Published

2016-02-04

How to Cite

Cunha, M., Ribeiro, O., Vieira, C., Pinto, F., Alves, L., Santos, R., Martins, S., Leite, S., Aguiar, V., & Andrade, V. (2016). Atitudes do enfermeiro em contexto de ensino clínico: uma revisão da literatura. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (38), 271–282. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8262

Issue

Section

Articles