A mitologia grega, uma concepção genial produzida pela humanidade: os condicionalismos religiosos e históricos na civilização helénica

Authors

  • Alberto Manuel Vara Branco

Abstract

A mitologia grega, um fascinante e vivido espelho da multifacetada natureza humana, evoluiu significativamente com a integração progressiva dos antigos deuses e cultos pré-helénicos, vinculados aos ciclos agrícolas e de outros elementos saídos das cosmogonias orientais. A mitologia grega introduziu aspectos vinculados à natureza, que eram elementos renovadores nesse campo e deram origem a uma ampla série de entidades mitológicas, cuja dimensão foi determinante e significativa para o conhecimento do espírito dos povos mediterrânicos. 

Desse processo surge a cristalização de uma complexa cosmogonia sistematizada por Hesíodo e a existência de um panteão politeísta, que adquiriu características definidas na obra de Homero. De assinalar a componente iconográfica comum em certos aspectos imagéticos, que haveriam de encontrar um complemento realístico, adequado à introdução de referências dóricas e aqueias na cultura grega clássica.

As características comuns a todos os deuses gregos deram a conhecer a sua relação com os fenómenos da natureza, cujas forças regiam e a sua figura antropomórfica, baseada em modelos e costumes humanos.

A riqueza do mundo mitológico grego não acaba nos relatos sobre os deuses olímpicos e as suas frequentes intervenções nos assuntos humanos. Nas suas lendas, é aflorada uma vasta trama de divindades menores, relacionadas com a natureza. Por outro lado, são figuras de destaque os heróis, descendentes ou protegidos pelos deuses, cujas façanhas são narradas em ciclos individuais ou relatos genéricos, nomeadamente a Odisseia.

Downloads

Download data is not yet available.

References

- Cox, H. – Religion in the secular city. New York, Simon and Schuster, 1984.

- Eliade, Mircea – Mythes, Dreams and Mysteries. New York, Fontana, 1968.

- Grimal, Pierre – A Mitologia Grega. Mem Martins, Publicações Europa América, 1990.

- Hacquard, Georges – Mitologia Grega e Romana. Porto, ASA, 1996.

- Hamilton, Edith – A Mitologia. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1983.

- Holm, Jean e Bowker, John – Mito e História. Mem Martins, Publicações Europa América, 1997.

- Lévi Strauss, C. – Myth and Meaning. London, Routledge and Kegan Paul, 1978.

- Petit, Paul – O Mundo Antigo. Lisboa, Círculo de Leitores, 1977.

- Tonkin, E, McDonald, M. e Chapmen, M. – History and Ethnicity. London, Routledge, 1989.

Published

2016-02-15

How to Cite

Branco, A. M. V. (2016). A mitologia grega, uma concepção genial produzida pela humanidade: os condicionalismos religiosos e históricos na civilização helénica. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (31), 59–73. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8416

Issue

Section

Articles