Políticas Editoriais

Âmbito

A Psilogos é uma revista científica que tem por objectivo contribuir para a formação técnico-científica nos diversos domínios da saúde mental. Publica editoriais, artigos originais, artigos de revisão, assim como casos clínicos pertinentes ou outros trabalhos com interesse para a teoria e prática da Psiquiatria, Psicologia e outras áreas conexas da Saúde Mental. Publica ainda as actas dos Simpósios organizados pelo Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE.

 

Políticas de Secção

Editorial

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Editorial Convidado

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigos Originais

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigos de Revisão

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Actas

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Casos Clínicos

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Programas Inovadores

Esta secção, não sujeita a revisão por pares, pretende oferecer espaço para publicar artigos que façam descrição de um programa inovador no contexto dos serviços de psiquiatria e saúde mental onde são implementados.
Ainda que deva incorporar uma breve contextualização teórica, não se pretendem artigos de revisão. De igual forma, ainda que possa apresentar uma estimativa dos doentes que beneficiarão do novo programa, não se pretende que seja um artigo de investigação.
Artigos que se dediquem a uma revisão teórica sobre uma determinada intervenção ou que atentem a resultados dessa mesma intervenção (ainda que preliminares) devem ser submetidos nas secções mais adequadas (artigos de revisão ou artigos originais, respectivamente).

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares
 

Processo de Revisão por Pares

A Psilogos segue um rigoroso método de revisão por consultores científicos externos (peer-review). Após recepção, o trabalho proposto será avaliado pela comissão editorial, que apreciará se este se enquadra na política editorial e áreas de interesse da revista. Em caso de aceitação, o trabalho será anonimizado e enviado para avaliação pelos revisores externos à revista (num processo que decorre em dupla-ocultação). Após a avaliação pelo revisor, o artigo poderá: a) ser recusado; b) ser publicado após correcções propostas pelos revisores; c) ser publicado sem modificações. O motivo da recusa e pareceres dos revisores ou da comissão editorial serão comunicados aos autores.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não há qualquer período de embargo nem qualquer custo associado à submissão, processamento ou publicação do artigo.

 

Periodicidade e Distribuição

A revista Psilogos tem uma periodicidade semestral, sendo publicada em Junho e Dezembro. Está disponível online de forma livre (sem período de embargo) e é distribuída em formato papel, de forma gratuita, para técnicos de saúde mental.

 

Indexação e Listagem

# Index de Revistas Médicas Portuguesas (Index RMP)
# Index Copernicus (Journal's Master List)
# Directory of Open Access Journals (DOAJ)
# SafetyLyt® (WHO e University of San Diego State University)
# Latindex (Directório, Catálogo e Ligação da Versão Electrónica)
# Google Scholar
# Mosby's Nursing Consult (Elsevier)
# Electronic Journal's Library (EZB - University Library of Regensburg)
# Sherpa / RoMEO
# Academic Journals Database

 

Plágio e Duplicações

A revista Psilogos activamente verifica todas as novas submissões para eventual plágio. O método envolve uma pesquisa semi-automatiza em motores de busca gerais (e.g. google scholar, google) e específicos, bem como bases de dados. O histórico de publicações do autor é igualmente verificados, com particular atenção para duplicação de publicações.