A Disfunção Dopaminérgica Mesolímbica na Psicose: Uma Revisão da Literatura

Autores

  • Pedro Alves de Moura Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHLN - Hospital de Santa Maria, Lisboa.
  • Frederico Couto Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHLN - Hospital de Santa Maria, Lisboa.
  • Manuela Abreu Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHLN - Hospital de Santa Maria, Lisboa.
  • João Vian Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHLN - Hospital de Santa Maria, Lisboa.
  • Teresa Moura Hospital de Cascais Dr. José de Almeida
  • Patrícia Frade Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHLN - Hospital de Santa Maria, Lisboa.
  • Pedro Levy Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHLN - Hospital de Santa Maria, Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.6021

Palavras-chave:

Canais de Potássio KCNQ, Esquizofrenia, Fosfodiesterase 10A, Péptidos Neurotransmissores, Psicose, Receptores Nicotínicos da Acetilcolina, Sistema Dopaminérgico, Via Mesolímbica.

Resumo

Introdução: Desde há algumas décadas que se pensa que uma hiperactividade dopaminérgica da via mesolímbica esteja implicada na génese dos sintomas positivos da esquizofrenia.

Objectivos: Nesta revisão da literatura procurámos interligar as várias áreas do conhecimento actual, procurando fazer a ponte com a prática clínica.

Métodos: Foi efectuada uma pesquisa sistemática da literatura em inglês, até Abril de 2014 através da PUBMED utilizando como termos MeSH (medical subject headings) “mesolimbic” e “psychosis”, tendo-se incluído revisões da literatura.

Resultados e Conclusões: Foram encontrados 111 artigos, tendo-se excluído 56 por, após leitura do resumo, se concluir que não estavam relacionados com o tema. Dos restantes 55 foram seleccionados 14 artigos tendo sido mantidas as abreviaturas em inglês para facilitar a sua consulta posterior. São apresentadas evidências sobre o papel desempenhado por vários sistemas reguladores no desenvolvimento dos sintomas positivos associados não apenas a esta doença mas às várias perturbações em que ocorrem, assim como a possível relação entre esses vários factores. Entre os vários sistemas discutidos conta-se a influência do neurodesenvolvimento, da regulação pelos receptores nicotínicos da acetilcolina, a influência dos canais de potássio KCNQ, a regulação por péptidos neurotransmissores, pela adenosina e pela fosfodiesterase 10A, assim como avanços na compreensão da etiologia da esquizofrenia. Trata-se, portanto, de um enunciado do substrato neurobiológico dos sintomas positivos.

Biografia Autor

Pedro Alves de Moura, Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHLN - Hospital de Santa Maria, Lisboa.

Médico interno do 4º ano da especialidade de Psiquiatria

Downloads

Publicado

2015-06-01

Edição

Secção

Artigos de Revisão