Reavaliando o Lugar das Psicoses Ciclóides: A Propósito de um Caso Clínico

Autores

  • Bruno Gonçalves Teixeira Centro Hospitalar de Vila Nova Gaia/Espinho
  • João Ferreira Perestrelo Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho
  • Ângela Venâncio Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.6276

Palavras-chave:

Psicose Ciclóide, Psicose Aguda, Reação Psicótica Breve, Perturbação Psicótica Transitória, Leonhard, Perris

Resumo

Introdução: O conceito de psicose ciclóide foi descrito pela primeira vez por Karl Kleist. Mais tarde, Leonhard propôs a corrente conceptualização descrevendo três subtipos da doença e Perris desenvolveu os primeiros critérios diagnósticos operacionais. O diagnóstico de psicose ciclóide possui uma longa tradição na psiquiatria europeia, mas o conceito ciclóide não está explicitamente patente nos esquemas internacionais de diagnóstico (DSM 5 e ICD-10) suscitando um debate controverso quanto à sua utilidade e validade.

Objetivos: O presente artigo pretende, a partir de um caso clínico, abordar o conceito de psicose ciclóide enfatizando a sua importância à luz da psiquiatria atual, discutindo o uso do conceito e a sua validade clínica e preditiva.

Métodos: Os autores apresentam um caso clínico de psicose recorrente com total remissão interepisódica e afetação funcional mínima.

Resultados e Discussão: O artigo ilustra a importância de estarmos atentos ao diagnóstico de psicose ciclóide dado o seu prognóstico e tratamento distinto das restantes psicoses.

Conclusão: Enquanto esta perturbação, de incidência desconhecida, não for devidamente explorada, mais investigação será necessária dado o seu prognóstico favorável e a sua patofisiologia e tratamento potencialmente distintos.

Biografias Autor

Bruno Gonçalves Teixeira, Centro Hospitalar de Vila Nova Gaia/Espinho

Interno de Formação Espeífica de Psiquiatria no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho

João Ferreira Perestrelo, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho

Interno de Formação Específica de Psiquiatria do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho

Ângela Venâncio, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho

Assistente Hospitalar de Psiquiatria do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho

Downloads

Publicado

2016-07-19

Edição

Secção

Casos Clínicos