Epilepsia e Comorbilidades Psiquiátricas

Autores

  • Alexandra Filipa Novais Araújo Faculdade de Medicina Universidade do Porto
  • Marta Carvalho Serviço de Neurologia, Centro Hospitalar São João; Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.6722

Palavras-chave:

epilepsia, psicopatologia, comorbilidade

Resumo

Introdução: A epilepsia é uma doença neurológica crónica prevalente. Devido a fatores biológicos, psicológicos e sociais, os afetados pela doença apresentam maior susceptibilidade de desenvolvimento de morbilidades psiquiátricas.

Objetivos: Revisão crítica da associação entre epilepsia e patologia psiquiátrica, permitindo aos clínicos uma abordagem mais consciente e informada.

Métodos: Os artigos incluídos foram seleccionados através da base de dados Pubmed com a query “((“Epilepsy”[Mesh]) AND “Mental Disorders”[Mesh]) AND “Comorbidity”[Mesh]”. Adicionalmente foram consultados relatórios oficiais da Internacional League Against Epilepsy e World Health Organization.

Resultados e Conclusões: Cerca de 15% a 70% dos doentes com epilepsia apresentam patologia psiquiátrica, que pode ser classificada em peri-ictal ou inter-ictal. A depressão é a patologia mais frequente, podendo ter uma prevalência de 70%, seguida das perturbações de ansiedade. A relação entre epilepsia e psicose poderá dever-se ao papel etiológico comum da patologia cerebral subjacente. As crises não epiléticas psicogénicas configuram um desafio diagnóstico e terapêutico, tendo uma apresentação clínica sugestiva de crises epiléticas mas sem as alterações eletrofisiológicas correspondentes, podendo surgir em doentes com e sem epilepsia. Apesar da sua heterogeneidade, os diferentes estudos globalmente evidenciam uma prevalência aumentada de patologia psiquiátrica em doentes com epilepsia. A natureza da relação entre estas patologias ainda não está inequivocamente esclarecida, revelando a insuficiência de conhecimento sobre esta temática. O presente trabalho reforça a necessidade da intervenção multidisciplinar por parte da neurologia, psiquiatria e psicologia, em indivíduos com epilepsia e patologia psiquiátrica concomitante.

Biografias Autor

Alexandra Filipa Novais Araújo, Faculdade de Medicina Universidade do Porto

Médica Interna do ano comum no Centro Hospitalar do Alto Ave

Marta Carvalho, Serviço de Neurologia, Centro Hospitalar São João; Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Neurologista, Docente, Assistente Convidada na FMUP

Downloads

Publicado

2016-07-19

Edição

Secção

Artigos de Revisão