Consumo de Psicoestimulantes no Meio Universitário – Aspetos Clínicos e Bioéticos

Autores

  • Sara Pereira Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
  • Adelaide Costa Departamento de Psiquiatria do Hospital de São João

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.8883

Palavras-chave:

Modafinil, Metilfenidato, Estudantes, Estimulantes, Neuroética

Resumo

Introdução: O consumo não-médico de psicoestimulantes tem aumentado de forma significativa nos últimos anos, verificando-se tal fenómeno também no meio académico.

Objetivos: Neste artigo pretende-se analisar o padrão de consumo de psicoestimulantes na população universitária, bem como discutir questões clínicas e éticas associadas a esta problemática.

Métodos: Para tal foi feito recurso ao que tem sido descrito na literatura sobre o tema.

Resultados: Verificou-se que existe uma prevalência significativa de consumo não-médico de psicoestimulantes pelos universitários, sendo a principal fonte de obtenção os colegas, e que este é justificado, na maioria dos casos, pelo desejo de potenciar capacidades cognitivas. Este consumo associa-se a outros consumos recreativos, bem como a maiores níveis de stress. Apesar da globalização deste fenómeno, não existe evidência conclusiva relativamente aos efeitos cognitivos dos psicoestimulantes, sendo que a maioria dos autores defende que existirá  apenas um efeito cognitivo moderado e limitado a capacidades específicas, como a melhoria da memória de trabalho. O efeito motivacional associado ao consumo parece contribuir significativamente para a experiência do utilizador.

Conclusões: Este consumo, intimamente relacionado com o fenómeno do neuroenhancement, levanta importantes problemas clínicos e éticos, destacando-se o risco de efeitos adversos, a necessidade de pensar o papel do médico neste fenómeno, e as questões relacionadas com a autonomia individual, o risco de coerção e de injustiça. O consumo não-médico de psicoestimulantes no meio académico é já uma realidade, pelo que se torna essencial estudá-la e compreendê-la, de forma a determinar os pontos mais fraturantes e propor soluções, numa tentativa de uniformizar normas de atuação.

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

2017-03-15

Edição

Secção

Artigos de Revisão