Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad

Autores

  • José Domínguez Alonso Universidade de Vigo
  • Antonio López Castedo Universidade de Vigo
  • Margarita Rosa Pino Juste Universidade de Vigo
  • Elia Vázquez Varela Universidade de Vigo

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7749

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Integração, Atenção à diversidade

Resumo

O sistema educativo espanhol advoga a inclusão educativa na atenção à diversidade dos alunos nos centros de ensino obrigatório. Realizou-se uma investigação qualitativa-quantitativa, cujo objetivo era comprovar a substituição paulatina da perspetiva integradora pelas práticas inclusivas nos centros educativos. Assim, os métodos foram implementados de maneira sequencial: numa primera etapa recolheram-se e analisaram-se os dados qualitativos (grupos de enfoque) e, numa segunda fase, recolheram-se e examinaram-se dados quantitativos (inquérito de opinião). A primeira análise mostra um predomínio de aspetos que dificultam a atenção à diversidade (64%), face aos que a favorecem (36%). A segunda reflete um predomínio do modelo de integração (74%), em detrimento do modelo de inclusão (26%). Além disso, a análise inferencial revela que quanto maior for a experiência docente, menor é a atenção concedida à diversidade, e vice-versa.

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

Alonso, J. D., Castedo, A. L., Juste, M. R. P., & Varela, E. V. (2015). Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad. Revista Portuguesa De Educação, 28(2), 31–50. https://doi.org/10.21814/rpe.7749

Edição

Secção

Artigos