Investigação qualitativa em educação: O professor-investigador

Autores

  • António Pedro Costa Universidade de Aveiro
  • Lia Oliveira Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7856

Palavras-chave:

Investigação qualitativa, 4º Congresso Ibero-Americano, Professor-investigador

Resumo

Este texto constitui a nota introdutória ao núcleo temático deste número,
dedicado à investigação qualitativa. Nele se discute a investigação qualitativa em educação e sua relação com o movimento do professor-investigador, enquanto profissional reflexivo que problematiza a prática e aprende a partir da análise da mesma, recorrendo a métodos e técnicas variados. Os cinco textos do núcleo, apresentados no 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2015) no Brasil, e cuja sinopse se apresenta aqui, debruçam-se sobre estudos em contexto de formação, escola, sala de aula e de análise da literatura. Eles mostram de que modo o professorinvestigador se pode tornar um cientista social que usa os resultados do conhecimento produzido para melhorar as aprendizagens dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Costa, A. P., & Oliveira, L. (2015). Investigação qualitativa em educação: O professor-investigador. Revista Portuguesa De Educação, 28(2), 183–188. https://doi.org/10.21814/rpe.7856

Edição

Secção

Artigos