Direitos Humanos e Educação em Tempos de Desassossego

Authors

  • Carlos Vilar Estêvão Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.13785

Keywords:

Direitos humanos, Educação, Educational markets, Performatividade / Human rights, Education, Performativity

Abstract

RESUMO
Neste artigo, o autor começa por caracterizar os tempos actuais como tempos de desassossego e de uma certa normalização da anormalidade, detendo-se particularmente nos impactos deste contexto algo turbulento e complexo no modo como os direitos são concebidos e manipulados e no modo como a educação passou a ser compreendida. O autor ressalta, então, como os direitos humanos tendem a ser encarados como ferramentas multiusos, ao serviço de novo realismo político e económico, aparentemente mais apaziguador, enquanto a educação está a transfigurar-se, apresentando, neste momento, várias faces, com destaque para a fórmula que o texto caracteriza como mcEducação e que pressupõe, naturalmente, um modo específico não só de entender o serviço da “educação às direitas” mas também de “endireitar” os direitos humanos, mais adaptados, por conseguinte, à performatividade competitiva.

ABSTRACT
The author defines contemporary times as restlessness times, when a certain normalization of abnormality occurs; affecting this somewhat turbulent and complex context on how the rights are conceived and manipulated, as well as how education became understood. Then, human rights tend to be conceived as multi-use tools to serve the new political and economic realism, apparently as peacemaker, whereas education has been changed to have several faces, particularly mcEducation. Of course, this assumes a specific perspective to understand educational services from the right wing perception at the same time that human rights are adapted to the competitive performativity.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carlos Vilar Estêvão, Universidade Católica Portuguesa

Carlos Vilar Estêvão é professor catedrático desde 2006. Leciona unidades curriculares da área de Ciências Sociais da Educação. Publicou mais de 140 trabalhos científicos. Participou em projetos de pesquisa financiados interna e externamente e na avaliação de projetos. Proferiu mais de 50 conferências no país e no estrangeiro, participando, ainda, num número elevado de mesas e painéis. Integrou comissões organizadoras e científicas de eventos internacionais. Orientou projetos de pós-doutoramento, de doutoramento e de mestrado. Participou numa centena de júris de provas académicas em várias universidades. Foi membro fundador do Movimento por um Mundo Melhor. Criou o Núcleo de Educação para os Direitos Humanos do IE da Universidade do Minho.

Downloads

Published

2018-02-28