Linguagem, Sexualidade e Educação: Pela Mão de Eddy Bellegueule

Authors

  • Luís Santos Universidade Fernando Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.13788

Keywords:

Linguagem, Sexualidade, Educação, Escola, Família / Language, Sexuality, Education, School, Family

Abstract

RESUMO
O presente artigo propõe uma análise interseccional em torno da linguagem, sexualidade e educação. A partir da selecção de um conjunto de passagens discursivas da obra de Édouard Louis, “Acabar com Eddy Bellegueule”, analisa-se a importância da linguagem na construção histórica e discursiva das sexualidades masculinas e discute-se as implicações do modelo hegemónico da sexualidade assente na heteronormatividade e em múltiplas assimetrias de poder. Enfatiza-se a responsabilidade da escola e da família na difusão e manutenção do estigma e da discriminação sexual e sublinha-se a necessidade de reforçar o investimento em programas de educação sexual que legitimem a diversidade e o respeito pela liberdade de todos os cidadãos, independentemente da orientação sexual.

ABSTRACT
This article proposes an intersectional analysis around language, sexuality and education. From a selection of a set of discursive passages of the work of Édouard Louis, “Finishing Off Eddy Bellegueule”, it analyses the importance of the language in the historical and discursive construction of male sexualities, and discusses the implications of the hegemonic model of the sexuality based on heteronormativity and multiple power asymmetries. It emphasizes the responsibility of the school and the family in the dissemination and maintenance of the stigma and sexual discrimination, and underlines the need to strengthen investment in programs of sexual education that legitimize diversity and respect for the freedom of all citizens, regardless of sexual orientation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luís Santos, Universidade Fernando Pessoa

Luís Santos é Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, Doutor em Psicologia pela Universidade do Minho, Licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Instituto Universitário da Maia, Mestre em Psicologia Social e das Organizações pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa e Licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Os seus principais interesses de Investigação são os seguintes: Género, Sexualidades e Saúde. É autor de diversas publicações nacionais e internacionais.

Downloads

Published

2018-02-28