A ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS POR ALUNOS DO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO

Autores

  • Filipa Correia
  • Neusa Branco

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14404

Resumo

O presente artigo foca um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio da primeira autora integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico relativo à promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no trabalho com sequências pictóricas. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas com sequências pictóricas distintas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizam estratégias distintas em ambas as tarefas, revelando a importância da estrutura dos termos pictóricos nas relações que os alunos estabelecem. Todos os alunos manifestam dificuldade em expressar a generalização.

Palavras-chave: Sequências pictóricas; generalização; pensamento algébrico.

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Publicado

2016-04-12

Como Citar

Correia, F., & Branco, N. (2016). A ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS POR ALUNOS DO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO. Revista Da UI_IPSantarém, 3(5), 169–188. https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14404

Edição

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