DA DIVERSIDADE À (DES) IGUALDADE DE OPORTUNIDADES – REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E DIRETRIZES

Autores

  • Maria de Fátima Linguiça
  • Sónia Galinha

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9919

Resumo

É objetivo central deste artigo tecer uma breve revisitação teórica no âmbito da diversidade à (des) igualdade e a nível empírico delinear uma pesquisa que alicerce i) como é que as escolas concetualizam e operacionalizam as orientações curriculares nacionais sobre o respeito pela diversidade e igualdade de oportunidades de sucesso, ii) como lida a escola com o problema do insucesso e que oportunidades de sucesso promove junto dos seus alunos, ou seja, que medidas organizativas e pedagógicas estão contempladas nos Projetos Educativos e quais têm sido seguidas para conseguir que todas as crianças aprendam de modo a integrar a diversidade de identidades socioculturais que contracenam no cenário escolar, e iii) que impacto estão a ter essas medidas nas aprendizagens dos alunos.


Palavras-chave Educação, sucesso, diversidade, igualdade.

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Como Citar

Linguiça, M. de F., & Galinha, S. (2016). DA DIVERSIDADE À (DES) IGUALDADE DE OPORTUNIDADES – REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E DIRETRIZES. Revista Da UI_IPSantarém, 4(2), 31–53. https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9919

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