Avaliação eco-doppler na cirrose hepática
DOI:
https://doi.org/10.25748/arp.13287Resumo
A hipertensão portal é a consequência mais importante da doença hepática crónica. Quando presente, está associada a aumento significativo da morbilidade e mortalidade. O seu diagnóstico atempado e a monitorização das suas complicações tornam-se, deste modo, essenciais no tratamento e prognóstico do doente.O eco-Doppler é uma técnica não invasiva, de rápida execução e de baixo custo, que permite avaliar simultaneamente a morfologia hepática e a hemodinâmica da circulação espleno-portal. Contudo, para adequada interpretação dos achados, é necessário conhecer as particularidades dos vasos a avaliar e os parâmetros técnicos do equipamento.
Neste artigo os autores descrevem e ilustram os principais achados do estudo eco-Doppler na cirrose hepática, nomeadamente na circulação espleno-portal, veias supra-hepáticas e artéria hepática, com referencia a pormenores técnicos essenciais à sua interpretação.
Referências
Pinzani M, Rosselli M, Zuckermann M. Liver cirrhosis. Best Pract Res Clin Gastroenterol. 2011,25:281-90.
McNaughton DA, Abu-Yousef MM. Doppler US of the liver made simple. Radiographics. 2011,31:161-88.
– Pozniak MA, Allan PL. Clinical Doppler ultrasound. 3rd edition. Churchill Livingstone, 2014.
Hennerici M, Neuerburg-Heusler D. Vascular diagnosis with ultrasound: clinical reference with case studies. Thieme,1998.
Zwiebel WJ, Pellerito JS. Introduction to vascular ultrasonography. Elsevier, 2005.
Kruskal JB, Newman PA, Sammons LG, Kane RA. Optimizing Doppler and color flow US: application to hepatic sonography. Radiographics. 2004,24:657-75.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autor (es) (ou seu (s) empregador (es)) e ARP 2023. Reutilização permitida de acordo com CC BY-NC. Nenhuma reutilização comercial.