https://revistas.rcaap.pt/aham/issue/feedAnais de História de Além-Mar2025-01-15T13:27:31+00:00João de Figueirôa-Rêgoanais.cham@fcsh.unl.ptOpen Journal Systems<div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>Os <em>Anais de História de Além-Mar</em> (AHAM) são uma revista científica de periodicidade anual, publicada pelo <a href="https://cham.fcsh.unl.pt/home.php">CHAM - Centro de Humanidades</a>, uma unidade de investigação inter-universitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e à Universidade dos Açores (UAc), referenciada e indexada em bases de dados internacionais.</p> <p>Os AHAM têm por objectivo principal a divulgação de trabalhos académicos originais e relevantes sobre a expansão portuguesa, desde as primeiras «grandes navegações» (século XV) até ao final do «Império Ultramarino» (século XX), no seu enquadramento histórico, contemplando a comparação com fenómenos paralelos e as articulações entre as histórias e as sociedades dos espaços envolvidos.</p> </div> </div>https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39928Santana Pérez, Juan Manuel, y Germán Santana Pérez. 2022. Puertas en el Mar. Islas africanas atlánticas en el Antiguo Régimen.2025-01-15T13:15:16+00:00Margarita Eva Rodríguez Garcíamargaritae.rodriguez@uam.es2025-03-07T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2022 Margarita Eva Rodríguez Garcíahttps://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39930Casado Alonso, Hilario. 2021. El seguro marítimo en Castilla en los siglos XV y XVI.2025-01-15T13:27:31+00:00João de Figueirôa-Rêgojrego@fcsh.unl.pt2025-03-07T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2022 João de Figueirôa-Rêgohttps://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39921A Paisagem Marítima e as sociedades costeiras. Introdução.2025-01-15T11:20:17+00:00José António Bettencourtjbet@fcsh.unl.ptFelipe Cerezo-Andreofelipe.cerezo@uca.esLilyam Padrón Reyeslilyam.padron@gm.uca.es2025-03-07T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2022 José António Bettencourt, Felipe Cerezo-Andreo, Lilyam Padrón Reyeshttps://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39927Contributos para o estudo dos construtores navais nas ribeiras do Estado da Índia (1500-1640)2025-01-15T12:06:14+00:00Liliana Oliveiralilianacmagoliveira@gmail.com<p class="p1">Os estaleiros indianos desenvolveram-se para responder aos desafios do alargamento do Império. Gradualmente, estes espaços assumiram duas dimensões: a sua atividade destinou-se a satisfazer as necessidades da rota do Cabo e a dar apoio a um outro circuito comercial, o intra-asiático. Para garantir a funcionalidade de todo este sistema, existia em cada ribeira um grupo profissional responsável pelas tarefas de construção e reparação naval, tão necessárias às transações realizadas. É nosso propósito compreender quem eram e como se organizavam estes indivíduos, de forma a perceber, se possível, se esta estrutura influenciou/condicionou a dinâmica dos estaleiros asiáticos.</p>2025-03-07T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2022 Liliana Oliveirahttps://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39923A composite anchor from the living area of Tharros (Sardinia)2025-01-15T11:25:34+00:00Melania Maranomelania.marano2@unibo.it<p>A âncora de pedra analisada neste artigo está localizada no bairro oeste de Tharros, escavado pelo Superintendente Gennaro Pesce entre 1961 e 1963. Apresenta uma forma trapezoidal, um orifício quadrado para a corda e dois orifícios retangulares para dentes. Essas características permitem inseri-la no tipo “âncora composta” presente na região do Mediterrâneo desde a Idade do Bronze, ainda que as âncoras com orifícios quadrados/retangulares possam ser situadas no período entre 700/600 aC e 600/575 aC, com base nos orifícios para dentes. Todavia, a âncora de Tharros foi provavelmente reutilizada no bairro em época posterior para satisfazer as necessidades dos habitantes da área.</p>2025-03-07T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2022 Melania Maranohttps://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39924Nuevas investigaciones de la Universidad de Bolonia en el asentamiento púnico y romano de Sarcapos (Villaputzu, Cerdeña): prospecciones geofísicas 20172025-01-15T11:43:19+00:00Raimondo Secciraimondo.secci@unibo.itFederica Boschifederica.boschi5@unibo.itMichele Silanimichele.silani@unicampania.it<p class="p1"> </p> <p class="p2"><span class="s1"><span class="Apple-converted-space"> </span></span>Em 2017 a Universidade de Bolonha realizou uma extensa campanha de prospeção geofísica no assentamento púnico-romano localizado em Santa Maria di Villaputzu (sudeste da Sardenha), ao longo da margem esquerda do rio Flumendosa. A pesquisa permitiu identificar algumas anomalias causadas, com boa aproximação, pelas estruturas arqueológicas subterrâneas, presumivelmente pertinentes aos aposentos da antiga Sarcapos, mencionada pelo <em>Itinerarium Antonini </em>ao longo da estrada <em>a Portu Tibulas Caralis</em>. Além disso, foi possível destacar outra anomalia de perfil curvilíneo, talvez atribuível a um antigo leito de rio ou canal ou fosso artificial.</p>2025-03-07T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2022 Raimondo Secci, Federica Boschi, Michele Silanihttps://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39925El faro de Cádiz en la Edad Moderna2025-01-15T11:53:24+00:00Alberto J. Gullón Abaoalberto.gullon@uca.es<p class="p2">Neste trabalho pretendemos destacar a evolução funcional e arquitetónica do farol de San Sebastián, localizado na chamada <em>Punta del Sur de la Caleta</em>, no centro urbano da cidade de Cádiz, durante a Era Moderna. O nosso estudo permitiu identificar três fases evolutivas, que culminaram numa estrutura moderna, com sistemas defensivos e instrumentos mecânicos, que resultaram num avançado sistema de defesa e navegação náutica.</p>2025-03-07T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2022 Alberto J. Gullón Abaohttps://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39926Los buques a vapor en el litoral de Cádiz: un patrimonio arqueológico subacuático por descubrir2025-01-15T11:57:49+00:00Lourdes Márquez Carmonalourdes.marquez.carmona@juntadeandalucia.esLydia Pastrana Jiménezlydiapastranajimenez@gmail.com<p class="p2">A costa de Cádis possui duas zonas portuárias de grande importância histórica devido às suas condições naturais de ancoragem e posição estratégica: as baías de Cádis e de Algeciras. No início do século XIX, ambas conheceram a substituição da navegação à vela pelos navios a vapor. Deste tráfego marítimo resultou um relevante património arqueológico submerso, registado em documentação histórica. Partindo de fontes documentais, especialmente de fontes jornalísticas, analisaremos os naufrágios deste tipo de embarcações nas águas ao largo de Cádis. Esta informação foi sistematizada pelo Centro de Arqueología Subacuática do Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico (Cádis) através da ferramenta de gestão sobre naufrágios <em>DOCUSUB</em>. Os dados obtidos a partir da documentação primária serão objeto de uma análise quantitativa. Os resultados indicarão um índice de zonas de concentração de naufrágios por zonagem, cronologia, nacionalidade, etc. Ao mesmo tempo, servirão, em alguns casos, para a correta identificação deste tipo de património contemporâneo submerso nas águas andaluzas.</p>2025-03-07T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2022 Lourdes Márquez Carmona, Lydia Pastrana Jiménezhttps://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39920Nota de Abertura2025-01-15T11:03:35+00:00João de Figueirôa-Rêgojrego@fcsh.unl.pt2025-03-07T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2022 João de Figueirôa-Rêgo