Anais de História de Além-Mar https://revistas.rcaap.pt/aham <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>Os <em>Anais de História de Além-Mar</em> (AHAM) são uma revista científica de periodicidade anual, publicada pelo <a href="https://cham.fcsh.unl.pt/home.php">CHAM - Centro de Humanidades</a>, uma unidade de investigação inter-universitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e à Universidade dos Açores (UAc), referenciada e indexada em bases de dados internacionais.</p> <p>Os AHAM têm por objectivo principal a divulgação de trabalhos académicos originais e relevantes sobre a expansão portuguesa, desde as primeiras «grandes navegações» (século XV) até ao final do «Império Ultramarino» (século XX), no seu enquadramento histórico, contemplando a comparação com fenómenos paralelos e as articulações entre as histórias e as sociedades dos espaços envolvidos.</p> </div> </div> pt-PT <p>Esta licença permite a utilização, distribuição, adaptação e reprodução sem restrições em qualquer meio, desde que a obra original seja devidamente citada.</p> anais.cham@fcsh.unl.pt (João de Figueirôa-Rêgo) anais.cham@fcsh.unl.pt (Inês Cristóvão) Qui, 01 Dez 2022 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Contributos para o estudo dos construtores navais nas ribeiras do Estado da Índia (1500-1640) https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39927 <p class="p1">Os estaleiros indianos desenvolveram-se para responder aos desafios do alargamento do Império. Gradualmente, estes espaços assumiram duas dimensões: a sua atividade destinou-se a satisfazer as necessidades da rota do Cabo e a dar apoio a um outro circuito comercial, o intra-asiático. Para garantir a funcionalidade de todo este sistema, existia em cada ribeira um grupo profissional responsável pelas tarefas de construção e reparação naval, tão necessárias às transações realizadas. É nosso propósito compreender quem eram e como se organizavam estes indivíduos, de forma a perceber, se possível, se esta estrutura influenciou/condicionou a dinâmica dos estaleiros asiáticos.</p> Liliana Oliveira Direitos de Autor (c) 2022 Liliana Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39927 Sex, 07 Mar 2025 00:00:00 +0000 A composite anchor from the living area of Tharros (Sardinia) https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39923 <p>A âncora de pedra analisada neste artigo está localizada no bairro oeste de Tharros, escavado pelo Superintendente Gennaro Pesce entre 1961 e 1963. Apresenta uma forma trapezoidal, um orifício quadrado para a corda e dois orifícios retangulares para dentes. Essas características permitem inseri-la no tipo “âncora composta” presente na região do Mediterrâneo desde a Idade do Bronze, ainda que as âncoras com orifícios quadrados/retangulares possam ser situadas no período entre 700/600 aC e 600/575 aC, com base nos orifícios para dentes. Todavia, a âncora de Tharros foi provavelmente reutilizada no bairro em época posterior para satisfazer as necessidades dos habitantes da área.</p> Melania Marano Direitos de Autor (c) 2022 Melania Marano https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39923 Sex, 07 Mar 2025 00:00:00 +0000 Nuevas investigaciones de la Universidad de Bolonia en el asentamiento púnico y romano de Sarcapos (Villaputzu, Cerdeña): prospecciones geofísicas 2017 https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39924 <p class="p1"> </p> <p class="p2"><span class="s1"><span class="Apple-converted-space"> </span></span>Em 2017 a Universidade de Bolonha realizou uma extensa campanha de prospeção geofísica no assentamento púnico-romano localizado em Santa Maria di Villaputzu (sudeste da Sardenha), ao longo da margem esquerda do rio Flumendosa. A pesquisa permitiu identificar algumas anomalias causadas, com boa aproximação, pelas estruturas arqueológicas subterrâneas, presumivelmente pertinentes aos aposentos da antiga Sarcapos, mencionada pelo <em>Itinerarium Antonini </em>ao longo da estrada <em>a Portu Tibulas Caralis</em>. Além disso, foi possível destacar outra anomalia de perfil curvilíneo, talvez atribuível a um antigo leito de rio ou canal ou fosso artificial.</p> Raimondo Secci, Federica Boschi, Michele Silani Direitos de Autor (c) 2022 Raimondo Secci, Federica Boschi, Michele Silani https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39924 Sex, 07 Mar 2025 00:00:00 +0000 El faro de Cádiz en la Edad Moderna https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39925 <p class="p2">Neste trabalho pretendemos destacar a evolução funcional e arquitetónica do farol de San Sebastián, localizado na chamada <em>Punta del Sur de la Caleta</em>, no centro urbano da cidade de Cádiz, durante a Era Moderna. O nosso estudo permitiu identificar três fases evolutivas, que culminaram numa estrutura moderna, com sistemas defensivos e instrumentos mecânicos, que resultaram num avançado sistema de defesa e navegação náutica.</p> Alberto J. Gullón Abao Direitos de Autor (c) 2022 Alberto J. Gullón Abao https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39925 Sex, 07 Mar 2025 00:00:00 +0000 Los buques a vapor en el litoral de Cádiz: un patrimonio arqueológico subacuático por descubrir https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39926 <p class="p2">A costa de Cádis possui duas zonas portuárias de grande importância histórica devido às suas condições naturais de ancoragem e posição estratégica: as baías de Cádis e de Algeciras. No início do século XIX, ambas conheceram a substituição da navegação à vela pelos navios a vapor. Deste tráfego marítimo resultou um relevante património arqueológico submerso, registado em documentação histórica. Partindo de fontes documentais, especialmente de fontes jornalísticas, analisaremos os naufrágios deste tipo de embarcações nas águas ao largo de Cádis. Esta informação foi sistematizada pelo Centro de Arqueología Subacuática do Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico (Cádis) através da ferramenta de gestão sobre naufrágios <em>DOCUSUB</em>. Os dados obtidos a partir da documentação primária serão objeto de uma análise quantitativa. Os resultados indicarão um índice de zonas de concentração de naufrágios por zonagem, cronologia, nacionalidade, etc. Ao mesmo tempo, servirão, em alguns casos, para a correta identificação deste tipo de património contemporâneo submerso nas águas andaluzas.</p> Lourdes Márquez Carmona, Lydia Pastrana Jiménez Direitos de Autor (c) 2022 Lourdes Márquez Carmona, Lydia Pastrana Jiménez https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39926 Sex, 07 Mar 2025 00:00:00 +0000 Nota de Abertura https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39920 João de Figueirôa-Rêgo Direitos de Autor (c) 2022 João de Figueirôa-Rêgo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39920 Sex, 07 Mar 2025 00:00:00 +0000 Santana Pérez, Juan Manuel, y Germán Santana Pérez. 2022. Puertas en el Mar. Islas africanas atlánticas en el Antiguo Régimen. https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39928 Margarita Eva Rodríguez García Direitos de Autor (c) 2022 Margarita Eva Rodríguez García https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39928 Sex, 07 Mar 2025 00:00:00 +0000 Casado Alonso, Hilario. 2021. El seguro marítimo en Castilla en los siglos XV y XVI. https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39930 João de Figueirôa-Rêgo Direitos de Autor (c) 2022 João de Figueirôa-Rêgo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39930 Sex, 07 Mar 2025 00:00:00 +0000 A Paisagem Marítima e as sociedades costeiras. Introdução. https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39921 José António Bettencourt, Felipe Cerezo-Andreo, Lilyam Padrón Reyes Direitos de Autor (c) 2022 José António Bettencourt, Felipe Cerezo-Andreo, Lilyam Padrón Reyes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.rcaap.pt/aham/article/view/39921 Sex, 07 Mar 2025 00:00:00 +0000