
Análise Social, vol. xxviii (122), 1993 (3.°), 653-677

No primeiro aniversário
da televisão privada em Portugal

De todos os países europeus, Portugal é aquele em que mais se vê
televisão. Dados referentes a 1990 indicam, com efeito, que cada português
passa, em média, três horas e quarenta e quatro minutos por dia diante de
um televisor. Surgem, em seguida, a Irlanda e a Grã-Bretanha, com três
horas e vinte minutos, a Itália, com três horas e dezassete minutos, a França,
com três horas e dez minutos. Longe, bem longe, aparecem a Suíça, a
Suécia e a Finlândia, com tempos médios que não excedem uma hora e
quarenta minutos1.

Para além das razões de ordem nomeadamente cultural que justificam
tal atracção, importa destacar as consequências que daí advêm na formação
da opinião. Para largos segmentos da população portuguesa a televisão
constitui o meio, por excelência, de divertimento e de informação. Preenche,
quase integralmente, os seus espaços de lazer. Configura as suas decisões,
em particular as de natureza política. Provoca solidariedade e adesões. Mas
também conflitos e rupturas por vezes não consciencializados.

A recente criação de canais privados, na sequência, aliás, do que vem
sucedendo em todo o continente no decurso dos últimos vinte anos2, ao
modificar radicalmente o panorama do audiovisual em Portugal, coloca um
problema de importância transcendente, tanto do ponto de vista político
como sociológico, assente numa tripla interrogação: que futuro para o

* Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.
1 CARAT, European Television Minibook, 1992.
2 A iniciativa neste domínio coube à Grã-Bretanha e à Bélgica, onde a televisão privada

começou a funcionar em meados da década de 50. Vinte anos depois, o mesmo se verificou na
Itália, com a irrupção de mais de meio milhar de cadeias privadas, que precederam a formação
do grande império de Berlusconi. Em 1984 principiaram as emissões do Canal Plus, em
França, e da Tele 5, na Alemanha. Na Holanda, na Grécia e em Espanha assistiu-se, no decurso
de 1989, ao lançamento, respectivamente, da RTL 4, do Canal Mega e da Antena 3. Actualmente,
o regime de monopólio de Estado vigora apenas na Áustria, na Dinamarca, na Irlanda e na
Suíça, 653



José Rebelo

serviço público de televisão quando confrontado com uma televisão comer-
cial? Qual a influência da concorrência nos conteúdos da programação e da
informação? Qual a resposta do mercado de publicidade às solicitações de
quatro canais generalistas?

1. TELEVISÃO E PODER: LEGITIMIDADE
E EFICÁCIA DOS ORGANISMOS REGULADORES

1.1. A ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL

É lugar-comum denunciar a falta de rigor e de isenção que, historica-
mente, terá caracterizado a televisão portuguesa. No período revolucionário
de 1974-1975 a RTP foi alvo dos ataques provenientes de um vasto espec-
tro político que incluía socialistas, social-democratas e democrata-cristãos.
Após as primeiras eleições legislativas e a formação de um governo ho-
mogéneo do PS, as críticas passaram a vir do Partido Comunista, das
formações vagamente situadas na extrema-esquerda e ainda dos social-
-democratas e dos democrata-cristãos. A situação mudaria de novo com a
formação, em 1980, da Aliança Democrática, que daria lugar aos protestos
de socialistas e de comunistas. De 1983 a 1985 multiplicar-se-iam as
reclamações à esquerda e à direita do bloco central. Enfim, ao longo
dos últimos oito anos apenas os social-democratas, ou melhor, a ten-
dência declaradamente próxima de Cavaco Silva, se tem declarado sa-
tisfeita.

Num ou noutro momento a ninguém faltou a ocasião de exprimir o seu
descontentamento. A criação de canais privados assumiu-se, assim, como
uma autêntica panaceia para a maioria dos partidos de oposição (exclui-se
naturalmente o PCP, cuja posição face à privatização do sector se manteve
quase inalterável, evoluindo apenas da contestação frontal à contestação
mitigada). Não estranha, portanto, que, compelido embora a admitir opera-
dores privados, o governo de Cavaco Silva tenha, a esse respeito, dado
provas de uma circunspecção que contrasta com os ardores manifestados
pelo seu partido no início da década de 80. Tal como não espantam os
ímpetos liberalizantes manifestados pelos socialistas na fase culminante do
processo.

Em dezanove anos a RTP conheceu dezoito presidentes: miscelânea que
reflecte o ziguezaguear da política portuguesa. Ao legislar sobre a abertura
do sector, a Assembleia da República instituiu, por outro lado, em 30 de
Junho de 1990, a Alta Autoridade para a Comunicação Social, com com-
petências para «assegurar o exercício do direito à informação e à liberdade
de imprensa, zelar pela independência dos órgãos de comunicação social
perante os poderes político e económico, salvaguardar a possibilidade de
expressão e confronto, através dos meios de informação, das diversas
correntes de opinião, contribuir para a isenção do processo de licencia-

654 mento dos emissores privados de radiodifusão e de radiotelevisão, provi-



Televisões privadas

denciar pela isenção e rigor da informação, contribuir para garantir a
independência e o pluralismo de cada órgão de comunicação social do
sector público, garantir o exercício dos direitos de antena, de resposta e de
réplica política».

Tantas funções — formais?, efectivas? —para um órgão tão contestado...
O modo de composição da AACS — um juiz designado pelo Conselho

Superior da Magistratura, que preside, cinco membros eleitos pela Assem-
bleia da República, três designados pelo governo e quatro cooptados
pelos demais — permite que, verificando-se a existência de uma maioria
absoluta no parlamento, como sucede actualmente, o governo disponha da
possibilidade de escolher, directa ou indirectamente, dez dos seus trezes
membros. O que, à partida, contraria o estatuto de independência que lhe é
legalmente conferido.

Desautorizada junto de largos sectores da opinião pública portuguesa,
frequentemente ignorada pelo próprio governo, debatendo-se com a falta dos
mais elementares meios técnicos, a Alta Autoridade reduz a sua acção a ope-
rações pontuais sem relevância especial e de resultados praticamente nulos.

Uma análise dos modelos perfilhados noutros países europeus mostra,
no entanto, que o caso da AACS está longe de ser único. Por todo o lado
geram-se mecanismos de controle do poder político sobre televisões públi-
cas e privadas, com graus de eficácia naturalmente diferentes. São também
comuns os pressupostos políticos que estiveram na génese do desmantela-
mento de numerosos regimes de monopólio. Controlar um media altamente
performativo como a televisão é, de facto, objectivo de todas as forças
políticas. E a aposta em canais privados aparece, frequentemente, ou como
tentativa de reforçar a capacidade de intervenção no espaço público, ou
como alternativa à impossibilidade de exercer posições hegemónicas ao
nível dos organismos de Estado.

1.2. OS CONGÉNERES EUROPEUS

Na Grã-Bretanha, tantas vezes apontada como modelo de sã concorrên-
cia, é da responsabilidade do ministro do Interior a nomeação dos membros
do conselho de governadores (board of governors) que dirige os dois canais
públicos, BBC 1 e 2, assim como dos membros da ITC (independent tele-
vision commission), organismo regulador da actividade audiovisual pri-
vada que em Janeiro de 1991 substituiu a IBA (independent broadcasting
authority). Daí que, a propósito da polémica em torno da definição do novo
estatuto da BBC, que deve entrar em vigor a partir de 1996, se avolumem as
suspeitas de que o sistema estaria eivado de «thatcherismo». Note-se que a
ITC detém o poder de licenciar os dezasseis canais regionais, que, no seu
conjunto, formam a rede hertziana ITV (Independent Television), de nego-
ciar os contratos para a exploração do canal 4 (channel four) e de in-
tervir directamente nas grelhas de programas de todos os operadores
privados. Refira-se ainda a existência de uma outra estrutura, a BSC 655



José Rebelo

(broadcasting standard council),a única verdadeiramente independente do
governo e dos operadores, mas que, desde a sua fundação, em 1981, se
limita a recolher os protestos do público sobre matérias de índole deon-
tológica.

Na Grécia é o primeiro-ministro quem designa cinco dos sete membros
do conselho de administração que gere os canais públicos ET1, ET2 e ET3
(regional). Ao organismo regulador, o conselho nacional de radiotelevisão,
cabe apenas o papel de apresentar sugestões, pouco respeitadas, aliás, quer
pelos canais privados, que se refugiam em situações adquiridas, por vezes à
margem da legislação vigente, quer pelos canais públicos, tradicionalmente
ligados ao poder. Só neste contexto se compreende, aliás, a recente de-
claração do director de informação da principal estação pública de televisão
grega reconhecendo a «competência constitucional do Estado e do go-
verno» para decidir os termos em que determinado assunto deve ser
noticiosamente tratado e acrescentando que «em caso de dúvida impõe-se
consultar o ministro respectivo»3. Não admira, portanto, que as primeiras
televisões privadas, quando a lei não permitia ainda a respectiva criação,
tenham surgido exactamente em torno e sob a égide de câmaras municipais
dominadas pela oposição.

Na Alemanha predomina a lógica federal. Incumbiu a cada estado
decidir sobre a manutenção do regime de monopólio ou sobre a adopção de
um sistema de coabitação público-privado. Enquanto uns se pronunciaram
expressa e imediatamente em favor da segunda hipótese, outros, como o es-
tado de Hesse, opuseram-se-lhe longa e obstinadamente. O Landesme-
dienanstalten, encarregado de regular o sistema, reflecte, na sua com-
posição, a relação de forças que em dado momento se estabelece no interior
de um estado. E é essa relação de forças que acaba por se impor, ou na
escolha dos candidatos à exploração de canais privados, ou na direcção dos
principais canais públicos. Destes, a ARD, estrutura federativa das nove
estações públicas correspondentes às zonas de difusão dos diferentes esta-
dos, é vulgarmente conotada à esquerda; a ZDF, centralizada e organizada
segundo um esquema nacional e unitário resultante de um acordo celebrado
em 1961 pelos presidentes dos onze estados da então República Federal,
inscreve-se à direita, aproximando-se, afinal, das posições da maioria
CDU, que, desde há onze anos, governa o país.

Curiosa é a situação na Bélgica, onde coexistem dois órgãos regu-
ladores: o Conselho Superior para o Sector do Audiovisual, que funciona
junto da comunidade francófona, e o Conselho para a Comunicação Social
(Vlaamse Mediaraad) junto da comunidade flamenga. Sem autonomia
orçamental ou administrativa, ambos os conselhos desempenham funções
meramente simbólicas. As verdadeiras questões, tanto no que respeita ao
sector público, que compreende duas estações, a RTBF, francófona, e a

3 V. Serge Regourd, La télévision des Européens, La Documentation française, Paris, 1992,
656 p. 85.



Televisões privadas

BRTN, flamenga, como ao privado, são remetidas ou para as assembleias
parlamentares das duas comunidades linguísticas ou para o governo cen-
tral. Tudo assenta num compromisso elaborado a partir do «pacto cultural»
de 1973, segundo o qual os organismos de natureza cultural, geridos ou
subvencionados, mesmo que parcialmente, pelo poder político, deverão
assegurar, ao nível das suas estruturas de administração e de gestão, uma
representação proporcional das tendências ideológicas, filosóficas e con-
fessionais existentes no país. Só que, na prática, este princípio da dis-
tribuição proporcional acabou por se cingir às três principais famílias
políticas belgas: a socialista, a liberal e a social-cristã que distribuem entre
si todos os cargos em todas as instituições implicadas no «pacto cultural»
como é o caso do Conselho Superior para o Sector do Audiovisual e do
Conselho para a Comunicação Social.

O resultado desta partilha é que só esporadicamente o audiovisual
constitui tema de polémica. Como explicou François Jongen, vice-presi-
dente do conselho de administração da RTBF, num colóquio internacional
organizado pela AACS, «sendo o poder político detido, ora pelos socialis-
tas, ora pelos liberais, ora pelos social-cristãos, cada partido da oposição,
sabendo que mais tarde ou mais cedo regressará ao governo, tolera uma
certa dependência do audiovisual. Mais tarde ou mais cedo chegará a sua
vez de beneficiar do status quo»4.

Na Holanda, justamente considerada um paraíso em matéria de liberdade
e de independência televisiva, o comissariado para os media, órgão regu-
lador instituído há cinco anos, está rigidamente condicionado, pelo menos
de um ponto de vista jurídico, já que os seus membros são de nomeação real
e as suas decisões podem ser anuladas por decreto real, sob proposta do
ministro da Cultura.

Em Espanha, onde, exemplo raro na Europa, não existe qualquer or-
ganismo regulador, o conselho de administração da RTVE é eleito pelo
Parlamento enquanto o director-geral é designado pelo governo. Os even-
tuais efeitos benéficos de uma tal dualidade anulam-se, no entanto, quando
a mesma maioria absoluta se impõe nos dois centros de decisão política. Foi
o que sucedeu de Outubro de 1982 a Junho de 1993. E as críticas choveram
sobre o PSOE, acusado de controlar a informação emitida pelos dois canais
públicos. Ficou célebre a demissão de um jornalista pela simples razão de não ter
transmitido na íntegra uma entrevista de Felipe Gonzalez. Assim como a recusa do
líder do principal partido da oposição, o Partido Popular, em ser entrevistado pela
televisão do Estado durante as últimas eleições legislativas.

A polémica suscitada por incidentes deste género serviu, tal como em
Portugal, para alimentar estratégias de confrontação entre um modelo de
televisão pública — sinónimo de manipulação política — e um modelo de
televisão privada — sinónimo de independência. Dicotomia redutora e
maniqueística: interesses políticos agitam-se também em redor dos dois

1 «O pluralismo na comunicação social», Lisboa, 4 a 6 de Junho de 1992.



José Rebelo

canais privados, a Antena 3 e a Telecinco; além disso, não é seguramente ao
acaso que se deve a abertura de televisões autonómicas no País Basco, em
1982, na Catalunha, em 1983, e na Galiza, em 1985, isto é, precisamente
nas regiões onde mais fortemente se manifesta um poder político regional
oposto ao de Madrid.

Mas os exemplos porventura mais significativos da completa imbri-
cação entre televisão e política são os da Itália e da França.

Formada em 1944 sobre os escombros da EIAR, estrutura tipicamente
fascista, a RAI impôs-se durante cerca de vinte anos como o elemento
determinante para a difusão dos ideais democrata-cristãos, então omni-
presentes. Era sua missão contribuir para o aprofundamento daquilo a que
Amintore Fanfani chamou «democracia guiada», pelo que muitos dos seus
quadros e dos seus responsáveis transitaram directamente de jornais de-
mocrata-cristãos como Il Popolo. Mais tarde o progressivo enfraqueci-
mento da DC, obrigada a negociar à sua esquerda para se manter no poder,
implicaria a abertura de brechas no edifício monolítico da televisão. É
assim que em 1975 se inicia um novo período na história da televisão
italiana, objecto de partilha pelos principais partidos políticos: a RAI 1
continua na posse da democracia cristã, enquanto a RAI 2 passa a ser
controlada pelos socialistas e a RAI 3 pelos comunistas. Instaura-se a
lottizzaione, que ainda hoje se mantém.

A reacção das pequenas formações políticas, excluídas da distribuição
do bolo televisivo, e o fim do compromisso histórico entre democrata-
-cristãos e comunistas vieram abalar este equilíbrio a três, tão laboriosamente
conseguido. Apoiados por publicações de extrema-esquerda, em particular
por Il Manifesto, sindicatos e muitos grupos que a si próprios se intitulavam
de alternativos lançaram-se à tarefa de abrir canais de televisão. Por esta
razão e por outras, mais especificamente comerciais, cerca de quinhentas
estações iniciaram as respectivas emissões, passando ao lado das dis-
posições legais, que previam apenas canais estritamente locais. Chamado a
assumir uma posição arbitrai num novo quadro político caracterizado pelo
divórcio entre democrata-cristãos e socialiatas, o PSI entendeu, por seu
lado, que tinha chegado o momento de intensificar a sua presença na
sociedade italiana. É sob a égide do governo minoritário socialista de
Bettino Craxi que em Fevereiro de 1985 se legalizam as três redes de
cobertura nacional de Silvio Berlusconi. Cinco anos depois a chamada lei
Mammi consagra a existência de uma instância reguladora, o garante
dell`editora, tão inútil como inúteis tinham sido as leis anteriores, que
vogaram ao sabor das mais diversificadas e contraditórias conveniências.

Resta abordar o caso da França, onde, sob de Gaulle, o conteúdo dos
telejornais era previamente examinado pelo SLI (service des liaisons in-
terministérielles) e, sob Pompidou, se assimilava, reproduzindo a fórmula
celebrizada pelo próprio chefe de Estado, a opinião dos jornalistas à voix de
Ia France.

Desde há uma dúzia de anos, o contexto político francês é marcado por
658 uma relação triangular entre uma maioria presidencial de esquerda, uma



Televisões privadas

maioria senatorial de direita e uma maioria parlamentar oscilante. Ao
ganhar as eleições legislativas de 1981, o Partido Socialista deslocou para a
esquerda o centro do triângulo. E a esquerda foi maioritária no primeiro
órgão francês de regulação do audiovisual, a Alta Autoridade da Comuni-
cação Audiovisual, inaugurado com pompa e circunstância no Verão de
1982. Em 1986 a direita regressa ao poder. Para a direita se desloca o centro
do triângulo. E uma maioria parlamentar UDF-RPR impõe a dissolução da
Alta Autoridade e a sua substituição pela Comissão Nacional da Comuni-
cação e das Liberdades, com uma composição adaptada, claro está, à nova
realidade política. Mas em 1988 é dissolvida a Assembleia. O PS torna a
ganhar as legislativas. E a CNCL cede o lugar ao Conselho Superior do
Audiovisual, onde a esquerda desfruta de uma posição dominante. Sairá o
CS A incólume das eleições legislativas de Março? As primeiras declarações
do novo ministro da Comunicação, o chiraquiano Alain Carignon, alertan-
do para os custos da televisão pública e anunciando um novo plano para o
sector, deixam poucas dúvidas a esse propósito.

Os efeitos deste constante revoltear fazem sentir-se tanto nos canais
públicos como nos privados.

De 1982 até agora registaram-se 18 intervenções legais modificando o
panorama do audiovisual francês. Durante o mesmo período passaram pela
Antena 2, principal cadeia do Estado, seis presidentes. Cada um deles
nomeou novos directores, que, por sua vez, inspiraram novas grelhas de
programas. Calcula-se que no decurso dos últimos três anos se tenham
operado cerca de vinte mudanças de programação. Como sublinha Hervé
Bourges, por enquanto à cabeça de France Télévision, empresa fundada em
1992 para gerir conjuntamente os dois canais públicos, «em vez de se
mudar a vida, muda-se a televisão» 5. São múltiplas, de facto, as tutelas
que, com maior ou menor influência, se exercem sobre a televisão do
Estado: Conselho Superior do Audiovisual, Assembleia Nacional, Senado,
SJTI (Serviço Jurídico e Técnico de Informação, colocado sob a dupla
dependência dos gabinetes do primeiro-ministro e do ministro da Comuni-
cação), ministros da Comunicação, da Cultura e das Finanças, pri-
meiro-ministro e presidente da República.

No que toca ao sector privado, é de apreciar o cunho político das
decisões sucessivamente tomadas quanto à escolha dos operadores. Em
1984 é um próximo colaborador de François Mitterrand, André Rousselet,
que obtém a concessão do Canal Plus. Poucos meses antes das legislativas
de 1986, que dariam a vitória à direita, são ainda personalidades particu-
larmente apreciadas no Eliseu a beneficiar, sem qualquer concurso público,
das concessões que dão origem à M6 e à La Cinq. Com o governo de Jaques
Chirac, e apesar dos protestos veementes de toda a esquerda, é privatizada
a TF1, cujos índices de audiência ultrapassavam os 50%. Desta vez o
beneficiário chama-se Francis Bouygues, de tendência reconhecidamente

5 La télévision du public, Flammarion, Paris, 1993, p. 18.



José Rebelo

conservadora. Por outro lado, e na sequência de graves crises financeiras
que afectam a M6 e a La Cinq, procede-se a novos licenciamentos: para a
M6 entram a Compagnie Lyonnaise des Eaux, na altura dirigida por um
antigo secretário-geral do RPR (partido de Jaques Chirac), e a poderosa
CLT (Compagnie Luxembourgeoise de Telediffusion), sem dúvida um dos
grupos multimedia mais estreitamente ligados à alta finança e aos círculos
conservadores do Norte da Europa 6; para a La Cinq entra Robert Hersant,
proprietário de numerosos jornais, todos eles conotados com a direita
francesa, de entre os quais Le Figaro e France-Soir. Em 1988, com o re-
gresso do PS ao poder, a dança prossegue. Na La Cinq, cada vez mais perto
da falência, verifica-se nova mudança: sai Hersant e ingressa Jean Luc
Lagardère, patrão da Hachette, por sinal o mesmo grupo que tinha sido
preterido aquando da privatização da TF1. A falência da La Cinq concretiza-
se, no entanto, a 31 de Dezembro de 1991. Em seu lugar surge a ARTE, uma
cadeia cultural franco-alemã. A decisão teria sido tomada pelo ministro da
Cultura, Jack Lang, e ratificada pelo presidente da República, sem qual-
quer participação nem do parlamento nem do Conselho Superior do
Audiovisual. Fica por saber, após a mais recente recomposição política em
França, qual o futuro reservado a uma estação com índices de audiência
sistematicamente inferiores a 1%.

2. MELHOR INFORMAÇÃO E MELHORES PROGRAMAS?

2.1. QUOTAS DE PRODUÇÃO E PROMESSAS
DE REDUÇÃO DOS «ENLATADOS»

De acordo com o artigo 19.° da lei sobre o «regime da actividade de
televisão», aprovada pela Assembleia da República em Julho de 1990 e que
deu origem à abertura do processo de criação de canais privados em
Portugal, exige-se que 30% da programação sejam produzidos no próprio
país. Destes 30%, um terço, no mínimo, deverá corresponder à produção do
operador privado, cabendo a parte restante a produtores independentes.
Ora, nas suas propostas de candidatura tanto a SIC como a TVI ultrapassa-
ram, generosamente, os mínimos exigidos. A partir de 1995, a SIC prevê
assegurar 26% de produção própria e 20% de outros produtores nacionais,
enquanto a TVI avança, para esses dois tipos de produção, com percentagens

6 Em La société combinatoire — réseaux et pouvoirs dans une économie en mutation,
L'Harmantan, Paris, 1989, Yvonne Mignot-Lefèbvre e Michel Lefèbvre analisam detalhada-
mente a estrutura do capital social deste grupo, que, emitindo em regime de monopólio no
Luxemburgo, e dispondo de uma maioria de controle nas estações de televisão RTL-TVI da
Bélgica, M6 da França, RTL Plus da Alemanha e RTL 4 da Holanda, resulta da convergência
dos investimentos de gigantescos grupos económicos (Bruxelles-Lambert, Havas, Moet
Hennessi, Paribas, Schlumberger, Rothchild, etc.) que desenvolvem a montante e a jusante as
actividades mais díspares: da comunicação social ao comércio e à indústria alimentar, ao
imobiliário, aos equipamentos sociais, ao turismo, à especulação financeira...



Televisões privadas

da ordem dos 38% e 4%. Deduz-se, pois, no caso da TVI, que mais de um
terço das emissões serão preenchidos com produção própria.

Só que, das promessas à respectiva concretização, o percurso é, por
vezes, demasiado longo.

Também a lei francesa, na qual os legisladores portugueses visivel-
mente se inspiraram, impôs quotas semelhantes. Obrigação que foi, no
entanto, rapidamente esquecida. Um estudo de Guy Pineau, investigador no
Institut National de l`Audiovisuel, e de Pierre Musso, do Service de Pros-
pective et d'Études Économiques da France-Telecom7, demonstra que a
produção própria de programas de ficção francesa desceu em 1987, relati-
vamente ao ano anterior (em que se iniciaram as emissões da La Cinq e de
M6), cerca de 30%. Em contrapartida, aumentaram consideravelmente,
durante o mesmo período, os concursos, os programas de variedades filmados
em estúdio e, sobretudo, as séries e telefilmes estrangeiros. Séries e telefilmes
que ocuparam, em 1987, um tempo de emissão sete vezes superior ao
ocupado em 1985. Razão desta evolução inversa da produção própria e da
produção estrangeira: o custo médio da primeira é três a cinco vezes
superior aos preços médios da segunda praticados nos grandes mercados
internacionais.

Segundo o Bureau d'Information et de Prévisions Économiques, citado
no referido estudo, o volume de compras francesas no mercado estrangeiro,
em particular no americano, duplicará de 1989 a 1994. Aquilo que os
adversários da criação de canais privados tinham denunciado há dez anos
atrás está em vias de se tornar realidade: em vez de beneficiar prioritariamente
os produtores europeus, a desregulamentação reforçou a invasão dos ecrãs
europeus por produtos made in USA. As vendas de produtores indepen-
dentes americanos às televisões europeias passaram de 39,2 milhões de
dólares, em 1984-1985, a 276,9 milhões, em 1990-1991 8. São de origem
americana 65,5% das séries, 44,5% das telenovelas, 48,5% dos telefilmes e
52% dos filmes transmitidos na Europa9.

Dir-se-á que o caso português é diferente. Que a produção própria é
sensivelmente mais barata em Portugal. Trata-se de uma argumentação que
supõe a manutenção de um nível inferior de honorários pagos a artistas, a
realizadores e a produtores. O que viria contrariar a busca de elevados
padrões de qualidade, tantas vezes proclamada, assim como o natural
aumento de custos que a concorrência obviamente implica.

Passada que foi a fase de apresentação de propostas de candidatura, em
que, sem que daí lhe adviesse qualquer responsabilidade especial, cada
concorrente tentou envolver o seu projecto nas mais aliciantes roupagens,

7 «La larga marcha de la television francesa hacia la privatización», in Telos—Cuadernos
de Communicación, Tecnologia y Sociedad, n.° 17, Fundesco, Madrid, Março e Maio de 1989,
pp. 61 a 71.

8 André Lange, «L'audiovisuel face à la récession», in Le débat, n.° 71, Gallimard, Se-
tembro-Outubro de 1992, p. 138.

9 V. BLM Study, investigação sobre o conjunto das cadeias de televisão europeias.



José Rebelo

assiste-se à defesa, por enquanto comedida, do princípio da desregulamen-
tação total. Invoca-se que a actividade privada, por privada que é, deverá
ser libertada dos actuais condicionalismos legais. Nem quotas de produção
nacional. Nem quotas de produção europeia (fixadas na sequência de uma
directiva comunitária e de uma recomendação do Conselho da Europa).
Nem obrigação de cobrir integralmente, como se determina no artigo 4.°,
«todo o território nacional ou, no mínimo, o território continental português».
Entregues exclusivamente a si mesmos, os canais privados responderiam
tão-só perante o público, arvorado em juiz supremo e de cuja decisão
dependeria, em última instância, o sucesso ou o insucesso das iniciativas.
Radicalismo pseudoliberal que até a liberal Grã-Bretanha contesta. Em
1991, por ocasião da redistribuição das 16 frequências da rede ITV, o
respectivo caderno de encargos impôs condições quiçá mais severas do que
as portuguesas: 65% de programação própria: três jornais diários de infor-
mação nacional e internacional; uma hora e meia por semana de reportagens;
dez horas de programas infantis, duas horas de emissões religiosas; de duas
horas e meia a dez horas (segundo as frequências) de programas incidindo
sobre a região coberta pela estação. Por não satisfazerem as exigências,
quatro dos anteriores concessionários foram preteridos, entre os quais a
Thames TV, incontestavelmente a mais prestigiada da rede 10.

Mantendo-se o articulado da lei portuguesa, o incumprimento das quo-
tas está sujeito a multas que variam, pelo disposto no artigo 51.°, entre 500
e 1500 contos: montantes relativamente reduzidos que, tendo ainda em
conta a complexidade do processo inerente à sua aplicação (da competência
do membro do governo responsável pela área da comunicação social), se
afiguram de escasso grau de persuasão. Além de que podem os canais de
televisão entender o seu pagamento como um mero custo de produção.
Como um investimento que lhes permita anular certos constrangimentos e
alcançar, assim, audiências mais vastas. Em 1989 o extinto canal francês La
Cinq pagou em multas, por insuficiência de produção própria e pela apre-
sentação de programas considerados violentos, cerca de 3 milhões de
contos, ou seja, mais de um quinto de défice realizado nesse ano.

2.2. DA TEORIA À PRÁTICA: UMA LONGA DISTÂNCIA A PERCORRER

Mas às incertezas quanto ao cumprimento da lei em matéria de quotas de
produção acrescentam-se as que se prendem com o conteúdo dos progra-
mas e, especificamente, com o teor da informação transmitida. No parecer
da Alta Autoridade que justificou a escolha dos candidatos à exploração
dos dois canais privados apresentam-se como objectivos prioritários da SIC
e da TVI, respectivamente, a informação e a divulgação dos valores do
«humanismo cristão».

662 10 V. Serge Regourd, op. cit., pp. 159 e 160.



Televisões privadas

Importa reconhecer que o paradigma proposto pela TVI, deveras singu-
lar no contexto europeu, não é fácil de definir. Acresce que a TVI recusa,
liminarmente, o epíteto de televisão confessional, dedicando apenas 5% do
seu tempo de emissão a programas de índole genuinamente religiosa. Não
é, por conseguinte, a prática religiosa que motiva os seus accionistas, tanto
mais que o artigo 25.° da Lei da Televisão reserva, para esse fim, duas horas
diárias no 2.° canal. Em que consistirá então o «humanismo cristão» da
TVI? Haverá um entendimento generalizado sobre este conceito? De que
margem de liberdade disporão os artífices do modelo, de modo a não
hostilizarem a instância censurante baseada, não na comunidade laica
abstractamente entendida, mas num conjunto difuso de instituições, directa
ou indirectamente ligadas à hierarquia da Igreja, com projectos de inter-
venção social por vezes contraditórios?

Opção deliberada ou solução de compromisso? À primeira vista, a TVI
terá renunciado a um tipo de programação federativa dirigida ao que, em
televisão, se entende por «grande público», isto é, citando Dominique
Wolton, «aquele que não é um público popular, nem um público de elite,
nem um público médio, mas uma espécie de mistura dos três impropriamente
chamada público de massa» J1. Terá, sim, enveredado por uma pro-
gramação compósita destinada a públicos perfeitamente identificados. A
um público jovem, diariamente contemplado com emissões em prime time
e, por outro lado, a um público pouco propenso ao sensacionalismo, à
verbosidade e à violência, mas também à polémica, à inquietação, à dúvida.
Assim se explicam os investimentos feitos em programas como Cartas de
Amor, em que se joga num intimismo moderado, apaziguador, em tudo
oposto ao género reality shows, que prolifera pela Europa. Assim se expli-
ca a nítida preferência concedida à cinematografia portuguesa dos anos 50,
que desperta nostalgias de um passado distante. Assim se explicam as
transmissões em directo de iniciativas de carácter popular: As Marchas de
Lisboa, a Grande Noite do Fado, a Serenata à Amália... Mole, reconfor-
tante, apelando à divagação, ao sonho, a TVI terá apostado no conceito de
audiência-somatório, cuja expansão dependerá do crescimento das respec-
tivas parcelas.

Outro e bem diferente é o projecto SIC. Trata-se, neste caso, de conquis-
tar a primazia em termos indiscriminados e absolutos, o que implica
concorrer «taco a taco», no dizer de um dos seus responsáveis, com o canal
1 da RTP.

Desenvolveremos mais à frente o modelo de televisão generalista e
relacional em que se baseia a SIC e o canal 1, o mesmo modelo que é
seguido, aliás, pela maior parte dos canais comerciais europeus. Sublinhe-
mos desde já que esta concorrência gerou manifestações recíprocas de
mimetismo, levantando questões como, nomeadamente, a da prestação de
serviço público.

' Éloge du grandpublic. Une théorie critique de Ia télévision, Paris, Flammarion,1990.



José Rebelo

As consequências são notórias. Os principais acontecimentos políticos,
nacionais e internacionais, foram objecto de uma cobertura televisiva até
agora inédita. Sobretudo nos três primeiros meses de competição disputa-
ram-se tempos de satélite independentemente dos respectivos custos. Re-
portagens, entrevistas e comentários a um ritmo alucinante criaram-nos a
ideia de que nunca a Madeira e os Açores tinham vivido a febrilidade
política que rodeou as últimas eleições regionais, de que nunca a situação
militar em Angola constituíra uma tão grande ameaça para o equilíbrio geo-
político na África austral, de que nunca a América fora atravessada por
uma tão grande vontade de mudança como aquela que guindou Bill Clinton
ao poder. Desceu-se ao «país real» e a mais pequena aldeia do interior
passou a ser informação: para a SIC, bem entendido, e para a televisão do
Estado, anteriormente bem discreta a este respeito. Investiram-se verbas
fabulosas na transmissão de jogos de futebol e as câmaras, profusamente
espalhadas pelos estádios, proporcionaram ângulos até então ignorados.
Revelaram o esgar do jogador obrigado a um esforço mais duro, a ansie-
dade do treinador que, em cada jogo, joga o seu futuro, o desespero ou a
euforia que, intermitentes, percorrem as bancadas.

As peripécias que rodearam a chamada «guerra das telenovelas» são, no
entanto, esclarecedoras do que pode ser o reverso da medalha. É a guerra
das audiências que interpela o público para duas telenovelas, para dois
desafios de futebol, para dois telejornais, para dois filmes difundidos em
simultâneo 12. É o erotismo transmitido em doses maciças. É a vertigem do
sensacional, do apelativo em que interessa menos o que se diz e mais o
como se diz. É a procura do efeito de choque através do recurso ao
escabroso, como naquela reportagem realizada no Hospital de Coimbra
sobre a intervenção cirúrgica a um jovem que, irreflectidamente, seccio-
nara o respectivo órgão sexual. E, afinal, a reprodução de «receitas» já
experimentadas no estrangeiro, muitas das quais deram lugar a verdadeiros
absurdos: a ilustração de uma manifestação pró-iraquiana em Argel, com
imagens de manifestantes armados colhidas em Beirute; a reportagem
sobre cenas de vandalismo atribuídas a skinheads, recorrendo a figurantes
expressamente contratados que, de skinheads, mais não tinham do que a
cabeça rapada; a montagem de um falsa entrevista a Fidel de Castro que se
recusara a responder às perguntas formuladas.

«Até há bem pouco tempo, lembram amarguradamente dois jornalistas
do Le Monde, a ambição da maior parte dos jornais consistia em obter uma
informação exclusiva e autêntica, considerada como a chave do êxito
comercial das empresas. O audiovisual veio perturbar esta crença. A
audiência já não recompensa a qualidade de informação produzida por um
canal de televisão, mas sim a descarga de adrenalina que essa informação
provoca no telespectador. Quanto mais uma imagem é forte, mais ela
absorve o público, que se esquece, assim, de mudar de canal. A preocupação
de organizar o espectacular, de chamar a atenção, de estabilizar a audiência,

12 Assiste-se, desde há alguns meses, a uma alteração de estratégia por parte da SIC, que
deslocou os horários da principal telenovela e do principal bloco noticioso a fim de evitar uma
sobreposição com análogas emissões do canal 1.



Televisões privadas

recorrendo a temas informativos imbuídos de fortes cargas emocionais,
está na origem de numerosos atropelos»13.

2.3. DO CANAL 1 À TV 4: BREVE ANÁLISE DAS GRELHAS

DE PROGRAMAS EM PRIME TIME

Escolhemos uma semana de Maio para comparar as grelhas de progra-
mas dos quatro canais de televisão em prime time, isto é, entre o fim do
jornal e as 22 horas e 30 minutos (critério seguido pela agência AGB-
-Portugal). Trata-se, por consequência, de um período anterior àquele em que
todas as estações procedem às modificações adequadas aos meses de Ve-
rão. Distribuímos os programas segundo uma classificação em cinco grupos:

1.° Informação, debates e entrevistas;
2.° Documentários;
3.° Filmes, séries e telenovelas;
4.° Concursos, variedades e humor;
5.° Cultura;
6.° Outros.

Deparámos com os problemas inerentes a todo o tipo de classificação.
O programa Isto Só Vídeo, por exemplo, tanto poderia ser incluído em
«humor» como em «concursos». Optámos pela primeira hipótese por nos
parecer que a atribuição de uma câmara de vídeo funciona como comple-
mento de uma emissão que pretende, sobretudo, fazer rir com a sequência
de gags que apresenta. Para Água na Boca adoptou-se procedimento se-
melhante: o aspecto «concurso» parece ser dominado pelo aspecto «erotis-
mo». Você Decide reveste-se de características especiais, já que o funda-
mental consiste em convidar o público a decidir sobre o fim da história.
Pretende-se, por outro lado, suscitar um debate sobre o tema referenciado.
Tanto o debate, habitualmente ligeiro, como a intervenção do público
correspondem a tentativas de criação de efeitos de interactividade. Embora
cada episódio contenha uma casuística diferente, há, todavia, entre eles
uma relação serial na medida em que de um para outro se repetem determi-
nadas estratégias narrativas: desenrolar da história, desenhar da alternativa,
decisão e conclusão em conformidade.

Entre «debates» e «entrevistas» a fronteira é ténue. A partilha foi feita
em função da existência de um maior ou menor apelo à confrontação. Há
programas, como Conta Corrente, que tanto poderiam ser considerados
«entrevistas» como «informação». A dualidade é ainda mais visível no
cotejo com Acerto de Contas. De facto, até o título é semelhante. Parece-
-nos, no entanto, haver alguma diferença de peso da componente «entrevis-
ta», privilegiando, nesse sentido, o primeiro dos programas evocados.

13 Yves-Marie Labé e Yves Mamou, «Cote d'alerte pour les médias», in Le Monde, 30 de
Janeiro de 1992. 665



José Rebelo

Domingo, 16

Segunda-feira, 17 ...

rri n • "IO

Terça- feira, 18

Quarta-feira, 19

Quinta-feira, 20

Sexta-feira, 21

Sábado, 22

Canal 1

Documentário
(Repórteres).

Novela.
Concurso (Casa

Cheia).

Novela.
Novela.
Concurso (Entre

Famílias).

Novela.
Humor (Isto Só

Vídeo).
Série (Você De-

cide).

Novela.
Cine.

Novela.
V a r i e d a d e s
(Grande Noite).

Novela.
Humor (Mari-

na...).

Novela.
Concurso (Pa-

rabéns).

TV2

Desporto.

Cultura (Artes e
Letras).

Novela.

Documentário
(Ecologia).

Série (sitcom).
Novela.

Desporto.

Cultura (Tea-
tro).
Novela.

Informação
(Acerto de...).

Novela.

Desporto.

SIC

Documentário
(Internacional
Sic).
Série (Batalhas
Conjugais).
Cine.

Novela.
Concurso (En-

contros Ime-
diatos).

Cine.

Novela.
Var iedades

(Falas Tu
ou...).

Debate (Terça
à Noite).

Novela.
Humor (A Brin-

car a...).
Entrevista (Se-

xo Forte).

Novela.
Humor (Minas

e Armadi-
lhas).

E n t r e v i s t a
(Conta Cor-
rente).

Novela.
Concurso (La-

birinto).

Cine.
Cine
Outros — ero-

tismo (Água
na...).

TV4

Documentário
(Rumores).

Série (Cagney
&...).

Série (0 Preço
da...).

Bloco jovem.
V a r i e d a d e s
(Fado, Fadinho).
Cine.

Bloco jovem.
Cine.

Bloco jovem.
Entrevista (Car-

tas de...).
Série (Macuso-

-FBI).

Bloco jovem.
Debate (Referen-

do).

Bloco jovem.
Desporto.

Cine.
Humor (Cozido

à...).

666

Da comparação das grelhas ressalta:

1.° O relevo esmagador da novela, que apenas não aparece na pro-
gramação da TV 4. Note-se que, atendendo às características de um
dos seus públicos preferenciais — a «terceira idade» —, a TV 4
desloca para o meio e o fim da tarde emissões às quais atribui
importância fundamental. É o que se passa com a telenovela Lágri-



Televisões privadas

mas e o concurso A Amiga Olga. Note-se ainda que não foi con-
siderada no esquema a novela emitida diariamente pelo canal 1 antes
do jornal;

2.° O relevo quase análogo reservado aos concursos. Em regra, são os
canais privados que mais se destacam neste domínio. Jogos e con-
cursos diversos representam, com efeito, cerca de 35% do tempo de
emissão da Télécinco, em Espanha, de 30% do Canale 5, na Itália, de
13% da TF 1, em França 14. Portugal é excepção: SIC e canal 1
rivalizam nesse campo;

3.° O investimento no binómio novela/concurso, novela/variedades,
novela/humor (concurso, variedades, humor, que poderiam ser
integrados no mesmo género, «divertimento»). Esse binómio,
que exprime por excelência as emissões dirigidas ao «grande
público», preenche quase por completo o prime time do canal 1 e
da SIC;

4.° O investimento no binómio novela!documentário, novela/cultura,
novela/informação. E neste segundo termo do binómio que reside a
especificidade da TV 2. É nele que se depositam as esperanças de
atrair um público intelectualmente mais exigente;

5.° O interesse pelo desporto. Na TV 2, este género alterna com o binómio
a que se faz referência no ponto anterior, ocupando por inteiro três
noites da semana;

6.° A importância do género cinema na SIC. Talvez um dos elementos
mais decisivos para distinguir a grelha desta estação comercial
relativamente às das suas concorrentes públicas. «Cinema» tal como,
embora em menor grau, «debate» e «entrevista» avançam no horário
da SIC. Em contrapartida, no canal 1 e na TV 2 estes géneros são
regularmente inseridos depois das 11 horas. Na semana considerada
isso aconteceu, no que respeita a «cinema», no domingo, na sexta-
-feira e no sábado, no canal 1; na segunda-feira, na quinta-feira e na
sexta-feira, na TV 2; idem para «debate» ou «entrevista» programa-
dos para depois da 11 horas no domingo e na terça-feira, no canal 1;
na quinta-feira e no sábado, na TV 2;

1.° O impacte de emissões para jovens. Como já disse, é a partir deste
género que se organizam as noites de segunda-feira a sexta-feira na
TV 4. É uma das apostas mais fortes da estação. Saliência para a
diversidade de géneros programados a seguir: séries, variedades,
cinema, entrevistas, debate, desporto, humor.

14 V. Emílio Prado, Amparo Huertas, Juan José Perona, «Espana: nuevos modelos de programación»;
Paolo Baldi; «Italia: un equilíbrio inestable»; Michel Ghende, «Francia: grandes cambios en una
programación constante»; Telos — Cuadernos de Comunicación, Tecnologia y Sociedad, n.° 31,
Setembro-Novembro de 1992, pp. 72-116. 667



José Rebelo

2.4. O FASCÍNIO DA «NEOTELEVISÃO»

Fortemente empenhados na conquista ou na manutenção de audiências,
os quatro canais portugueses revelam, em maior ou menor grau, tendências
que sociólogos italianos inspirados por Umberto Eco, como Alberto Negri,
Paolo Signorelli e Raffaele de Berti, detectam naquilo a que chamam a
«neotelevisão». Uma «neotelevisão» emergente de um novo «pacto de
comunicação» onde prevalecem a convivialidade, a interactividade e os
processos relacionais individuais. «Se antes a televisão agia segundo a
fórmula eu divirto, eu informo e eu ensino, hoje, graças à mediação do
apresentador, passou-se a um divertamo-nos, aprendamos, informemo-nos
em conjunto ou ainda a um fiquemos juntos.», acrescentam os investiga-
dores citados, num texto colectivo publicado na revista Réseaux 15.

Nesta «neotelevisão» diminui, paulatinamente, a margem de liberdade
de criadores como Jacques Chancel, conhecido realizador e produtor francês,
que, numa entrevista a Dominique Mehl, definiu deste modo o objectivo do
seu trabalho: «não dar ao telespectador aquilo de que ele gosta, mas aquilo
de que poderia gostar»16. Impera o que se julga ser o gosto do público,
as suas expectativas. «Parto do público para chegar ao produto, e não do
produto para chegar ao público», dirá Monique Cara, apresentadora de
Antenne 2, a Dominique Mehl.

A antena deixa de constituir um mero suporte dos conteúdos veiculados
para se assumir como um meio, um espaço de relação em que se reduzem ou
anulam as distâncias, se suprimem as hierarquias, se relançam as cumpli-
cidades. Não se comunica: comunga-se. O pequeno ecrã substitui a família
e o bairro como espaço onde se desenvolvem solidariedades e se partilham
os pequenos prazeres do quotidiano. Dilui-se a anterior separação entre as
figuras do locutor-apresentador e do telespectador, do enunciador e do
enunciatário, através de numerosos processos fácticos, de entre os quais
destacamos:

• O olhar constante do locutor-apresentador para o público presente/
ausente;

• A presença do público na emissão como partennaire passivo. Uma
presença simbólica, integrada no décor, simuladora do público ausente.
Ou uma presença justificada pelo tema ou pelos convidados; neste
caso, uma presença que, embora focada pelas câmaras, se assume
discretamente, aprovando ou desaprovando o que se diz, o que se

15 «Scènes de la vie quotidienne», in Réseaux, n.os 44-45, Novembro de 1990-Fevereiro
de 1991.

16 Em Lafenêtre et le miroir — la télévision et ses programmes, Payot, Paris, 1992, Do-
minique Mehl, socióloga do Centre d'Études des Mouvements Sociaux (CNRS-EHESS),
apresenta os resultados de um longo inquérito a realizadores, produtores, responsáveis de
programas e dirigentes políticos ligados à área do audiovisual com o objectivo de delimitar os
novos paradigmas da televisão e, mais genericamente, de contribuir para uma reflexão sobre

668 cultura de massas.



Televisões privadas

mostra, sem perturbar nem influir directamente no curso dos aconte-
cimentos;

• A presença do público na emissão como partennaire activo, intervin-
do, assobiando ou aplaudindo, por vezes obedecendo ritualmente à
batuta de um invisível «chefe de orquestra»;

• A presença do público na emissão como principal actor, interrogando
os convidados, assim relegados para uma posição secundária;

• A presença do público na emissão como amostragem da audiência
global, donde sairão, por sorteio ou por qualquer outro procedimento,
aqueles que vão efectivamente protagonizar o programa;

• A presença mediatizada do público, decidindo, pelo telefone, quais os
programas a transmitir ou qual o desenlace da narrativa apresentada.

«Vivemos num universo em que se tende a substituir a realidade pela
sua encenação, em que a representação sucede à acção. Por isso, a TV
permite-nos viver aventuras e histórias de amor por procuração», acentua
Cario Freccero, um dos «cérebros» do grupo Berlusconi 17. Sucede até que
realidade e encenação se sobreponham como no programa La nuit des héros,
da Antenne 2, em que factos reais são interpretados por actores, interpre-
tações essas comentadas em seguida pelos próprios protagonistas.

Esfuma-se a distância entre realidade e ficção, tal como se esfuma a
distância entre esfera pública e esfera privada. E, neste contexto, a televisão
arroga-se características de verdadeiro actor social, intervindo directa-
mente nos conflitos, nos problemas pessoais. Explicitando causas.
Procurando soluções.

Num programa da TF 1 intitulado Perdu de vue, que reproduz o modelo
de Chi l`ha visto da RAI 3, proporciona-se, na sequência de longas e
exaustivas investigações, o reencontro de dois familiares que circunstâncias
várias tinham separado. E o telespectador comove-se perante as lágrimas
que brotam espontaneamente no preciso momento do reencontro que a
câmara sofregamente retém. No mesmo canal um outro programa, L`Amour
en danger, bate recordes de audiência. Trata-se, desta vez, de uma casal
desavindo que aceita expor em público queixas e acusações recíprocas. No
meio de cenas dramáticas, em que a violência verbal atinge níveis inconce-
bíveis, interpõe-se o psicólogo, previamente contratado pela televisão que,
secundado pelo apresentador, tenta a reconciliação. Frequentemente com
sucesso, para alívio de um público que, durante mais de uma hora, se
mantivera suspenso da evolução do conflito.

TV providencial e TV justiceira. Em Défendez-vous, da Antenne 2, um
verdadeiro juiz atende verdadeiros queixosos. Não faltam tão-pouco verda-
deiros advogados. Apenas a «sentença» carece da performatividade de um
acto judicial. Tudo depende da receptividade encontrada junto do «acusa-
do», público ou privado.

17 Entrevista ao jornal Liberation em Junho de 1989.



José Rebelo

Enfim, justiceira também quando ao entrevistador neutro, distante, que
se limita a formular perguntas segundo um esquema acordado ou tacita-
mente aceite pelo entrevistado, se prefere o entrevistador que, sentindo-se
mandatado pelo público, ataca, desafia, armadilha, no sentido de desmas-
carar os recônditos objectivos do entrevistado.

Para Eliseo Veron estas transformações no estatuto e no papel da TV
assinalariam a passagem das sociedades mediáticas às sociedades media-
tizadas. Os media já não constituiriam um quarto poder, mas a sede de
representações que antes se desenvolviam no seio das instituições sociais e
políticas18. Passagem prenhe, no entanto, de efeitos perversos.

Em Dezembro de 1989 chefes de redacção de alguns dos mais impor-
tantes jornais diários europeus deram mais crédito às imagens transmitidas
pela televisão sobre a carnificina de Timisoara do que aos relatos prudentes
dos seus correspondentes e enviados especiais. Resultado: adaptaram-se
esses relatos àquilo que se via na televisão. «Venceu a ideia», salienta
Ignacio Ramonet, investigador em sociologia da comunicação e director do
Le Monde Diplomatique, «de que se pode estar melhor informado aqui
mesmo, na sala de redacção, do que destacado no lugar onde decorre a
acção» 19. A impostura só mais tarde se revelou. Na ânsia do sensacional, a
televisão forjara uma dimensão para o acontecimento. Choveram as críticas
e as autocríticas. E concluiu-se que a presença totalizante da televisão, qual
grande olho perscrutando em permanência o mais escondido lugar do
planeta, impõe uma nova hierarquia dos media, assim como uma nova re-
lação entre media e jornalistas. Só existe o que passa na televisão. E o que
existe só existe como passa na televisão.

Daí talvez a explicação da altura escolhida para muitas das operações
militares efectuadas em 1991 nos céus de Bagdade: exactamente dentro dos
intervalos horários de maior audiência televisiva nos Estados Unidos. O
que se passou foi aquilo que foi visto e como foi visto. Instantaneamente. Ao
«tempo diferido» sucedeu o «tempo real», mediante o qual os antagonistas
são «reunidos à distância, contra a sua vontade, pelo ecrã, horizonte aparente
de uma cena onde todos os lances são permitidos» 20.

Ao culto do directo alia-se a prática do vedetismo. É em torno do
apresentador/vedeta que se desenrola a acção. «Em todos os tempos»,
escreve o sociólogo americano Richard Sennett, «existiram artistas célebres
e artistas ignorados, e as pessoas sempre preferiram os primeiros. O star
system é, no entanto, algo de diferente: a distância entre a glória e a
obscuridade tornou-se tão grande que o público perdeu o desejo de assistir
a um espectáculo ou a um concerto em que não entre alguém famoso 21.»

670

18 V. «Les médias en reception: les enjeux de la complexité», in Médias-pouvoirs, n.° 21,
Janeiro-Março de 1991.

19 «La teíevisión, una máquina de reproduzir acontecimientos», in Telos, n.° 26, Junho-
- Agosto de 1991, p. 12.

2 0 Paul Virflio, «O horizonte ao quadrado», in Expresso-Revista de 15 de Setembro de 1990.
21 Les tyrannies de l'intimitéy Seuil, Paris, 1979, p. 225.



Televisões privadas

Sem grande esforço, tais considerações podem aplicar-se a alguns
daqueles apresentadores que preenchem os nossos serões e cuja notoriedade
é condição suficiente para garantir o êxito do programa. «Essas vedetas do
audiovisual», comenta a propósito Hervé Bourges, «são os ícones de uma
religião pós-moderna, sem fé nem lei, em que o simples facto de aparecer
no ecrã legitima a pertença a uma raça de eleitos, aqueles que possuem o
raro privilégio de serem (re)conhecidos numa sociedade onde o anonimato
e a standardização constituem traço comum 22.»

3. MÚLTIPLA PROCURA PARA PUBLICIDADE ESCASSA?

3.1. DO OPTIMISMO DESMESURADO AO PESSIMISMO INCONSEQUENTE

Tanto a SIC como a TVI apresentaram, nos processos de candidatura,
previsões sobre a evolução das receitas de publicidade em televisão que, a
confirmarem-se, permitiriam a realização de lucros a médio prazo. Para a
SIC, essas receitas evoluirão, nos próximos anos, ao ritmo seguinte: 22,5%
em 1993, 20% em 1994, 18% em 1995 e 16,5% em 1996. Embora mais
prudente, a TVI apresentou, para o mesmo período, taxas de crescimento
igualmente favoráveis: 16%, 14%, 13%, 12% 23.

Para além do aumento global de receitas de publicidade em televisão, a
SIC e a TVI esperam vir a beneficiar, dentro de cinco anos, de quotas de
mercado extremamente relevantes, respectivamente 30% e 20,5%, o que
deixaria para os dois canais públicos 49,5% do total. Um cálculo realista?
Não é esse, em todo o caso, o parecer da Alta Autoridade para a Comuni-
cação Social, que, no documento de apreciação das diferentes candidaturas,
considerou, a este propósito: «As quotas previstas afiguram-se, embora em
graus diferentes, optimistas, principalmente se se considerar a dificuldade
de se conquistar mercado a uma empresa fortemente implantada e com uma
boa bolsa de programas, como é o caso da RTP.»

Num colóquio efectuado no ISCTE 24 o representante em Lisboa da
Carat, uma das principais centrais de compras que operam no espaço
europeu, referiu-se às perspectivas de evolução do mercado da publicidade
de uma forma lapidar: «O bolo da publicidade em Portugal manter-se-á,
grosso modo, nas dimensões actuais; o número de fatias é que aumentará.»

Na sua opinião, o elevado índice de crescimento observado nos últimos
anos (12 milhões de contos investidos na publicidade em televisão em 1987
e 33 milhões em 1991) não se explicaria por um dinamismo especial do
sector, mas sim pelo efeito conjugado da inflação e do regime de monopólio

22 Op. cit . ,p. 15.
2 3 O projecto que veio a ser excluído, a TV 1, previa taxas de evolução nunca inferiores

a 20%...
2 4 «Televisão pública/televisão privada: o verso e o reverso da concorrência», de 25 a 27

de Março de 1991, organização do Núcleo de Estudos de Sociologia da Comunicação. 671



José Rebelo

em que funcionava a RTC, capaz de fixar tabelas com variações anuais
entre os 22% e os 32%. A preços constantes, o volume total dos investimen-
tos não atingiria em 1991 os 20 milhões de contos. Se se excluísse o efeito
provocado pelos aumentos das tarifas, o montante de investimentos publi-
citários na televisão teria sido de 12 milhões de contos em 1987 e de apenas
9 milhões em 1991.

Ora, a concorrência desencadeada pela abertura dos dois canais priva-
dos, anulando a facilidade com que se elaboravam tabelas, aliada a certas
operações de dumping que, nalguns países, provocaram até descidas de
preços em termos absolutos, aconselharia, para o conferencista citado,
sérias reservas sobre o futuro da televisão em Portugal.

Os valores apurados para os primeiros quatro meses deste ano parecem,
no entanto, contradizer este pessimismo. Segundo dados da Marktest, o
investimento em publicidade para o conjunto dos quatro canais ultrapassou
os 15,8 milhões de contos, contra 10,9 milhões em idêntico período do ano
anterior, antes do aparecimento da televisão privada. Nem os mais optimis-
tas esperariam um tal aumento de 45%... Com índices de audiência próxi-
mos dos da TV 2, a SIC obtém receitas quase três vezes superiores —
780 000 e 2,1 milhões, respectivamente. Aliás, até a TVI, cuja actividade se
iniciou em finais de Fevereiro, suplanta em cerca de 160 000 contos a verba
conseguida pelo 2.° canal do Estado. Parte deste sucesso redunda em
detrimento da imprensa escrita. Em 1992 televisão e imprensa equiva-
liam-se no que respeita à distribuição das verbas da publicidade. Em 1993
a televisão recolhe 56,1% do total comum aos dois suportes.

Tendo em conta a metodologia seguida pela Marktest, que parte das
inserções e das tabelas formalmente divulgadas pelos operadores, os va-
lores indicados podem estar inflacionados. Há indícios, por outro lado, de
que o mês de Maio terá já sido muito menos brilhante. Primeiro impacto da
recessão? Mas, caso se confirme a tendência, ela exprimirá uma reacção
altamente positiva dos publicitários ao novo panorama do audiovisual em
Portugal.

Reacção duradoura? Em França os anos imediatamente posteriores à
criação de canais privados e à privatização da TF 1 foram também de
manifesta euforia: 27,4% de aumento de receitas de publicidade em 1986,
35,8% em 1987 e 27% em 1988 25. Só que, dissipado o efeito de novidade
e alterada a conjuntura económica internacional, assistiu-se a um autêntico
desastre, mais visível e dramático ainda com o encerramento da La Cinq em
12 de Abril de 1992, após uma sucessão incontrolável de défices: 550
milhões de francos em 1990, 1120 milhões em 1991 26.

As comparações valem o que valem, é certo. Poder-se-á admitir que o
mercado de publicidade em Portugal apresente uma capacidade potencial

2 5 Valores apurados pelo Instituí de Recherches et d'Études Publicitaires e publicados no
jornal Le Monde de 8 de Maio de 1992.

2 6 Números amplamente divulgados na imprensa francesa.



Televisões privadas

de desenvolvimento superior à de outros países devido ao ritmo
mais acelerado de expansão económica que se tem vindo a verificar. Mas
convirá notar que a percentagem da despesa em publicidade relativa-
mente ao PIB (0,70%) já não se encontra distante da média euro-
peia (0,79%) 27.

3.2. CENÁRIOS POSSÍVEIS

Tendo em conta os factores analisados, cinco cenários são teoricamente
possíveis:

l . ° A crise internacional é resolvida. O progresso da economia portu-
guesa, aliado à dinâmica suscitada pelos canais privados, provoca
um alargamento substancial do mercado da publicidade. E as recei-
tas chegam para todos: para os canais públicos e para os canais
privados;

2.° O sucesso relativo dos canais privados é acompanhado por um
endividamento dos canais públicos, que obriga o Estado, para man-
ter o serviço público, a suportar encargos cada vez mais pesados;

3.° Canais públicos e privados arrastam-se numa situação de debilidade
financeira. Além de despesas acrescidas com os canais públicos, o
Estado vê-se na contingência de financiar os canais privados, que
não deixarão de invocar a seu favor o facto de prestarem, também
eles, um serviço público;

4.° Os canais privados, ou algum deles, não resiste(m) às imposições do
mercado. Sucumbe(m). O que acarreta múltiplas falências a jusante,
sobretudo em empresas independentes de produção de programas, e
o desemprego de uma legião de trabalhadores, em particular de
jovens jornalistas recém-chegados a um mercado de trabalho que
vibrava então com as mais sedutoras expectativas;

5.° Por razões de natureza política ou económica, o governo decide
privatizar, à imagem do que se passou em França, um dos canais
públicos. Certamente o mais rentável. O panorama do audiovisual
altera-se profundamente. Dão-se novos alinhamentos. Reforçam-se
alguns grupos multimedia. Outros enfraquecem. E a SIC? E a TVI?
Incógnita...

A luz do que se tem vindo a observar internacionalmente, o 2.° e o
3.° cenários aparentam maior grau de verosimilhança.

Em Espanha o relativo alargamento do mercado da publicidade provo-
cado pela abertura da Antena 3 e da Telecinco não foi suficiente para dar
satisfação a todos os canais. Em consequência, reduziram-se drasticamente

27 Estatísticas da OCDE. 673



José Rebelo

as receitas da RTVE, que terá apresentado, em fins de 1992, um défice
acumulado de 190 milhões de contos 28. Em França os dois canais públicos,
Antenne 2 e FR 3, perderam, em 1991, 25 milhões de contos. Na Itália, e
apesar das medidas tomadas recentemente — supressão de postos de traba-
lho, aumento de inserções publicitárias e agravamento da taxa de TV —, o
endividamento total da RAI ultrapassa os 175 milhões de contos. Na
Alemanha as receitas de publicidade da ARD diminuíram 21,7% de 1989
para 1990. Na Grã-Bretanha uma auditoria da Price Waterhouse feita à
BBC recomenda uma melhoria na contabilidade da empresa de 50 milhões
de contos até 1996, sendo 18 milhões provenientes de novas receitas e de 32
milhões de cortes nas despesas 29; um plano de redução de 10 000 postos de
trabalho está em curso.

Embora menos anuviado, o ambiente no sector privado não deixa de
causar certas apreensões. Realce para o colapso, já focado, de La Cinq. Para
as experiências infelizes do grupo Maxwell em Espanha. Para as dificuldades
que atravessa o grupo Fininvest, de Berlusconi, sujo saldo negativo em
1990 superou os 2 mil milhões de dólares. Para a estagnação da ITV, que,
em 1991, viu o seu rendimento publicitário líquido baixar 1,6%. E a
dimensão da crise fora da Europa é atestada por dois gigantes da televisão
privada americana, NBS e CBS, que perderam, em 1991,55 e 85,8 milhões
de dólares 30.

Em 1991 os investimentos publicitários em todo o mundo registaram,
pela primeira vez desde o início dos anos 60, uma descida de 1,5%
comparativamente ao ano anterior 31. Procurar na guerra do Golfo a razão
desta quebra é algo limitativo. As esperanças num relançamento rápido que
se seguiria ao fim do conflito foram frustradas. E os poucos números de que
se dispõe para 1992 não são animadores. Na verdade, as razões são mais
profundas: entroncam na crise que afecta todos os domínios da economia
mundial e na desordem que reina nalguns sectores do audiovisual.

Referimo-nos em concreto às estações hertzianas e generalistas. De
facto, tanto na televisão por cabo como no negócio do vídeo os resultados
são diferentes. Por outro lado, é patente o sucesso de cadeias temáticas,
como a CNN, e de cadeias por assinatura, de que o francês Canal Plus é
pioneiro. Durante a guerra do Golfo a CNN gastou, em despesas suplemen-
tares, cerca de 17 milhões de dólares. Mas o aumento das receitas publi-
citárias e a venda de imagens a outros operadores possibilitaram ao grupo
liderado por Ted Turner realizar um benefício de 197 milhões. Por sua vez,
o Canal Plus, com ramificações em Espanha, na comunidade francófona da
Bélgica, na Alemanha e na Tunísia, conta, nove anos após a sua fundação,
com mais de 4 milhões de assinantes e o seu benefício, em 1991, cifrou-se
em cerca de 180 milhões de dólares. Não admira, portanto, que o exemplo

2 8 Le Monde de 19-20 de Abril de 1992.
2 9 Francisco Rui Cádima, «A caixa registadora: como vão as televisões privadas na

Europa», in Expresso — Revista de 9 de Maio de 1992.
3° V. André Lange, op. cit., pp. 131 e 139.

674 31Id ibid.tpp. 131 e 141.



Televisões privadas

frutifique: o consórcio britânico B sky B aumenta de duas para quatro as
suas cadeias destinadas a assinantes e a RAI projecta criar a sua primeira
cadeia do mesmo género, associando-se ao Canal Plus e ao grupo america-
no Time Warner 32.

No caso específico de Portugal, dois canais privados, hertzianos e
generalistas, nascem no auge da perturbação internacional (é sintomático
que iniciativas deste tipo se tenham multiplicado de 1984 a 1989 e parado
de então para cá). A este factor acrescentam-se outros de natureza interna,
mas não menos condicionantes da evolução do processo televisão pública
versus televisão privada: indefinição da repartição do capital da TVI;
reduzida dimensão, considerando os objectivos ambiciosos que se propõe
atingir, da SIC (o último aumento de capital tanto poderá significar expansão
como tentativa de resolução de problemas prementes); propensão do go-
verno, amplamente demonstrada com a criação, em Junho de 1992, da RTP
Internacional e com sucessivas injecções de capital, para reforçar a posição
dos canais que controla.

4. CONCLUSÕES: LIMITES E EQUÍVOCOS DA CONCORRÊNCIA

1. Meio de comunicação social dotado do mais elevado grau de perfor-
matividade, a televisão desperta o apetite dos variados grupos de interesses
políticos ou financeiros alojados no aparelho de Estado ou ciosos de
reforçarem a sua capacidade de intervenção no espaço público. A concor-
rência televisão pública/televisão privada não é, pois, sinónimo de «infor-
mação livre», como o pretendem levianamente alguns teóricos do sistema.
Ela representa, sim, o alargamento do espaço discursivo a outros enuncia-
dores. Independentemente dos aspectos benéficos que rodeiam o seu apare-
cimento em Portugal, aumentando a pluralidade da informação, encorajan-
do a inovação e, de algum modo, a ousadia, a concorrência veio acelerar o
concentracionismo e a internacionalização de que a imprensa escrita já
vinha sendo objecto. Tais factores implicaram, citando José Manuel Paquete
de Oliveira, a associação de «projectos dos mais diversos sectores da
comunicação social, diferentes na orientação editorial, no ramo de comer-
cialização, na natureza dos interesses políticos e sociais», de tal forma que
«já se torna difícil perceber quem é quem». Implicaram ainda a «inflação
galopante nos salários de alguns jornalistas vedetas, ou constituídos em
vedetas [...] sem correspondência no todo dos diferentes quadros e catego-
rias profissionais», assim como o desencadear de um «processo de pro-
moções rápidas, ultrapassando hierarquizações administrativas ou rotinei-
ramente constituídas, [que] origina algumas roturas» 33.

3 2 Id., ibid.,p. 130.
33 «A integração europeia e os meios de comunicação social», in Análise Social,

>s 118-119, 1992, pp. 1022 e 1024.



José Rebelo

2. Tratando-se de um bem escasso, a televisão hertziana não pode estar
sujeita ao livre arbítrio dos operadores. Não é como um jornal, que, por
natureza, é de produção ilimitada e cuja leitura assenta numa escolha
explicitada no respectivo acto de aquisição. A televisão invade o espaço
privado, nele criando hábitos e gerando expectativas, num processo por
vezes alheio à vontade deliberada dos sujeitos. No entanto, a prática dos
organismos reguladores, como a Alta Autoridade para a Comunicação
Social, não tem sido de molde a suscitar a confiança daqueles para quem
teoricamente foram criados. Ou primam pela ineficácia ou dissimulam
estratégias censurantes do poder político. Padecem, aliás, da mesma crise
de representação e de representatividade que separa a sociedade civil das
suas instituições.

3. Na altura do encerramento da La Cinq investigadores e dirigentes
políticos franceses ligados ao audiovisual declararam, em uníssono, que
havia «uma quinta televisão a mais». Que dizer então do mercado portu-
guês? A sua dimensão, segundo José Manuel Paquete de Oliveira, que se
refere, de uma forma global, à imprensa, à rádio e à televisão, «não oferece
espaço para os múltiplos projectos em implementação»34. Exclusões e trans-
formações profundas poderão vir a abalar, a médio ou a longo prazo, o sis-
tema dos media, em geral, e o audiovisual em particular, onerando o erário
público ou alterando o instável equilíbrio entre sector público e sector privado.

4. Urge definir o que se entende por «serviço público» e daí tirar as
respectivas ilações. A relação entre «serviço público» e «televisão pública»
não é automática. Casos há em que televisões privadas, como Channel Four
na Grã-Bretanha, ao basearem a sua programação na complementaridade e
na diferença, ao insistirem na transmissão de programas educativos e
culturais, assumem características de verdadeiro «serviço público». Ocorre
também que o «serviço público» seja prestado por canais públicos, embora
geridos segundo um estatuto privado. Exemplo: os canais públicos holan-
deses, cuja programação e direcção são da competência das associações
não lucrativas do país (políticas, culturais, confessionais) com um mínimo
de 15 000 aderentes, articuladas para o efeito em torno da NOS (Fundação
Holandesa de Radiodifusão). Sucede, enfim, que o «serviço público» seja
inequivocamente assegurado por uma televisão pública em articulação com
o poder político, regional ou central, mas com objectivos claramente iden-
tificados. Exemplo: a PBS, nos Estados Unidos. Um dos 347 canais inte-
grados nesta rede, a WNET 13, que emite em Nova Iorque, rege-se pelos
sete princípios seguintes: «respeitar e reflectir sobre a diversidade e a
complexidade do mundo; servir os que estão mal servidos — os imigrantes,
os excluídos do ensino, as populações analfabetas, a juventude urbana;
apoiar as oportunidades de aprender durante toda a vida; proporcionar um

676



Televisões privadas

enriquecimento cultural; favorecer uma cidadania responsável; aderir aos
princípios mais elevados de integridade artística e editorial; criar novas
oportunidades através da experimentação» 35. Contestada pelas adminis-
trações Reagan e Bush, a WNET 13 atravessa um novo período de desen-
volvimento desde a eleição de Clinton.

5. Havendo coincidência entre «serviço público» e canal público, terá
de estabelecer-se sem ambiguidades o regime de financiamento deste. Taxa
uniforme para todos os possuidores de aparelhos, TV, como na BBC, no 1. °
canal dinamarquês e no canal flamengo da Bélgica? Taxa variável segundo
o consumo de electricidade de cada agregado familiar, como na televisão
grega? Taxa e publicidade, como nos canais franceses? Unicamente publi-
cidade, como na RTVE? Publicidade condicionada, como na ARD e na
ZDF alemãs, em que as inserções apenas são permitidas entre as 18 e as 20
horas dos dias de semana? Subvenções oficiais aliadas a donativos particu-
lares, individuais ou colectivos, como na PBS americana?

6. Verifica-se que no caso português muito está ainda por resolver. No
plano dos conteúdos, pouco ou nada separa uma televisão pública, como
canal 1, de uma televisão privada, como a SIC. A mesma busca do sensa-
cionalismo fácil. A mesma tentação de resvalar para programas de gosto
duvidoso inspirados num rudimentar voyeurisme que em França merecem
os epítetos de télé-poubelle ou télé-délation. Os mesmos cortes em filmes
de longa metragem sem qualquer separador que previna o telespectador e
com uma frequência que contraria as regulamentações europeias. A mesma
«sponsorização» excessiva e, por vezes, pouco transparente.

No capítulo do financiamento assiste-se a uma situação, no mínimo,
controversa. Em princípio, a RTP retira as suas receitas directamente da
publicidade, sem quaisquer limitações, como se fosse uma empresa pri-
vada. Mas aufere também verbas do orçamento do Estado a pretexto de um
«serviço público» que é suposto fornecer. Será que, na ausência do acordo
celebrado recentemente com o governo, no âmbito do qual se transferem
anualmente para a RTP vários milhões de contos, esta estaria isenta de
«servir» o público?

7. «A TV dos anos 60 e 70 era a dos criadores e a dos realizadores.
Agora ela é a dos gestores, dos programadores, dos directores financeiros e
dos publicitários», confessa Claude Torracinta, responsável de um progra-
ma de elevada qualidade que, semanalmente, é transmitido pela televisão
suíça, intitulado Le temps présent36. Obedecendo aos estritos imperativos
da audiência, trilhando os caminhos que conduzem, parafraseando Baudril-
lard, à «menor cultura comum», a RTP será menos uma televisão pública e
mais uma televisão comercial de Estado.

35 La télévison du public* p. 176.
36 «Télévision de service public: quel contenu?», in Le débat, n.° 61, Setembro-Outubro

de 1990. 677


