P-1 CENÁRIOS DE ALTA-FIDEIDADE EM EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA: PERSPETIVA DOS ESTUDANTES DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Armando Sousa Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny
  • Maria Gonçalves Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny
  • Patrícia Câmara Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny
  • Tânia Lourenço Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny

Palavras-chave:

Simulação

Resumo

Em Portugal, entre 2017 e 2019 verificou-se um aumento da taxa de mortalidade materna quando comparada a 20161. A hemorragia, a sepsis e a hipertensão arterial induzida pela gravidez, são apontadas como as principais causas da mortalidade materna2. 

Os enfermeiros que prestam cuidados às grávidas e recém-nascidos, têm a responsabilidade ética e profissional de realizarem treino contínuo, aperfeiçoando as suas competências específicas de atuação em situações de emergência2.

As instituições de ensino superior têm vindo a introduzir a simulação clínica nos seus programas curriculares, com a finalidade de promover o realismo, a segurança e a tomada de decisão, no desenvolvimento de habilidades técnicas e não técnicas em enfermagem com baixo risco para o paciente e estudante3.

O presente trabalho tem como objetivos: identificar o grau de satisfação dos estudantes do curso de especialidade em enfermagem de saúde materna e Obstetrícia relativamente aos cenários de emergência obstétrica de alta-fidelidade; identificar a área do saber com maior impacto nos estudantes, e identificar sentimentos vivenciados após.

Materiais e Métodos: Estudo descritivo com uma amostra de conivência de 21 estudantes. Foram construídos três cenários de alta-fidelidade: hemorragia pós-parto, eclâmpsia e paragem cardiorrespiratória na grávida/parturiente/puérpera, sendo estes, simulados por estudantes e orientados por docentes peritos na área clínica. Após, foi aplicado um questionário online, Google Forms, comtemplando: a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas4, (1 baixo nível de satisfação e 10 alta nível de satisfação) uma questão sobre os sentimentos vivenciados e uma outra para as áreas de competência desenvolvidas (saber, fazer e ser). Os dados foram tratados com recurso à estatística descritas através do software SPSS versão 28. Foi obtido o consentimento livre esclarecido dos participantes. 

Resultados e Discussão: A média de idade de idades foi de 31,4 (σ=4.43) anos, sendo 95% do género feminino. Obteve-se um score médio global de 8,874 (σ=1,03), na escala de satisfação. Relativamente à dimensão prática obteve 8,862, na dimensão realismo 8,714 e na dimensão cognitiva 9,047. Quanto aos sentimentos vivenciados 81% dos estudantes referiu satisfação e segurança, seguido de confiança com 76,2%. A área do saber-fazer obteve 100% de referência como a mais desenvolvida, e o saber-saber e saber-ser com 23,8% cada. 

Conclusão: Os estudantes revelaram elevada satisfação com a metodologia de simulação utilizada. O treino simulado em cenários de emergência obstétrica deverá ser continuo nos cursos de especialização, valorizando a satisfação dos estudantes. 

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Referências

INE (2022). Taxa de mortalidade materna por 100 000 nados-vivos (N.º); Anual - INE, Óbitos por causas de morte. Dados relativos a 2015 a 2019 Portugal: INE. Retrieved from https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0009334&contexto=bd&selTab=tab2&xlang=pt

Hernández, E.; Camacho, M.; Leal-Costa, C.; Ruzafa-Martínez, M.; Ramos-Morcillo, A.J.; Cazorla, E.; Díaz-Agea, J.L. (2021). Does Multidisciplinary Team Simulation-Based Training Improve Obstetric Emergencies Skills? Healthcare, 9, 170. https://doi.org/10.3390/healthcare9020170

Zulkosky, K., Minchhoff, D., Dommel, L., Price, A., & Handzlik, B. M. (2021). Effect of Repeating Simulation Scenarios on Student Knowledge, Performance, Satisfaction and Self-Confidence. Clinical Simulation in Nursing, 55, 27-36. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.03.004

Baptista RCN, Martins JCA, Pereira F, Mazzo A. Satisfação dos estudantes com as experiências clínicas simuladas: validação de escala de avaliação. Rev Latino-Am Enfermagem. 2014;22(5):709-15. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3295.2471

Publicado

2023-01-04

Como Citar

Sousa, A., Gonçalves, M., Câmara, P., & Lourenço, T. . (2023). P-1 CENÁRIOS DE ALTA-FIDEIDADE EM EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA: PERSPETIVA DOS ESTUDANTES DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 31(3). Obtido de https://revistas.rcaap.pt/anestesiologia/article/view/27406