P-4 Compartilhando informações com a família da criança com câncer através de cenário simulado: um estudo de validaçã
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.27409Palavras-chave:
SimulaçãoResumo
Introdução e objetivos: cuidar de famílias durante uma experiência de doença é cada vez mais reconhecido como um núcleo da prática de enfermagem. No entanto, as barreiras para fornecer cuidados centrados na família continuam a ser evidentes na pesquisa de enfermagem. A simulação está sendo explorada como uma estratégia promissora para orientar os enfermeiros no desenvolvimento de comportamentos essenciais que promovam ações centradas na família(1). O objetivo deste estudo foi validar um cenário de simulação clínica para o cuidado de famílias de crianças/adolescentes recém-diagnosticados com câncer, com ênfase na comunicação, para enfermeiros. Materiais e Métodos: estudo de validação do cenário simulado “Compartilhando informações com a família após o diagnóstico de câncer da criança - o início do itinerário terapêutico” pelo comitê de experts e população-alvo. A seleção dos juízes seguiu os critérios de Fehring(2) e snowball technique. A coleta de dados ocorreu através da Técnica Delphi. Os itens do cenário para validação foram: título; material disponibilizado aos participantes; ambiente simulado e recursos materiais; modalidade da simulação; objetivo geral; objetivos específicos; tempo de simulação; informações do caso clínico (briefing); documentação do paciente/família; caracterização dos participantes; pistas/roteiro; fidelidade do cenário; conhecimento prévio dos participantes; público-alvo; debriefing; instrumentos de avaliação. Para cada item, foi utilizada uma escala Likert de 4 pontos (1 - inadequado; 2 - precisa ser reformulado; 3 – adequado com possibilidade de revisão; 4 - adequado). Para a análise, o Índice de Validade de Conteúdo foi calculado de duas formas: I-CVI (Item - Level Contente Validity Index) - proporção de especialistas que atribuem ao item uma classificação de relevância de 3 ou 4; e S-CVI/AVE (Scale - Level Contente Validity Index, Averange Calculation Method) – média dos escores I-CVI para todos os itens da escala. Estabeleceu-se índices, entre juizes, estatisticamente igual ou superior a 0,80(3). Estudo aprovado pela Comissão de Ética da Instituição de Ensino Superior. Resultados e Discussão: participaram desta etapa 24 experts (docentes, enfermeiros, biomédicos e psicólogos); e 11 enfermeiros pós-graduandos em Enfermagem Pediátrica (população-alvo), no período de abril a junho de 2021. Todos os 19 itens do cenário foram validados e considerados pertinentes, em uma única rodada, com um valor mínimo de 0,8 e máximo de 1 de I-CVI e uma S-CVI/AVE de 0,92. Conclusão: O cenário de simulação clínica de alta fidelidade, elaborado e validado, caracterizou-se como uma ferramenta metodológica de ensino válida e consistente para a capacitação de enfermeiros. Os educadores de enfermagem podem projetar simulações que retratam as necessidades e preocupações da família, enquanto ensinam habilidades psicomotoras e conhecimentos de enfermagem.
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Referências
Referências:
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