P-11 EMI-sim: curso de simulação de m emergência implementado num hospital distrital para treino e crescimento de equipas multidisciplinares

Autores

  • Rogério Corga da Silva ULSAM
  • Miguel Romano ULSAM
  • Joana Abreu ULSAM
  • Daniel Alves ULSAM
  • Samuel Sousa ULSAM
  • Miguel Vaz ULSAM
  • José Caldeiro ULSAM

Palavras-chave:

Simulação

Resumo

  •  

Apresentar o curso de Simulação multidisciplinar EMI-Sim criado num hospital distrital como técnica para a melhoria dos profissionais. 

 

  • Materiais e Métodos: .

Descrever curso, e apresentar resultados de testes, e de questionário de satisfação.

  • Resultados e Discussão:

Pré-teste nas 2 primeiras edições com média de 26/30. Pré-teste na 3ª edição com média de 28/35 e teste final  com média de 33/35.

Questionário individual com satisfação máxima documentada em: 76% com o programa definido, 64% no cronograma. Valorização total em 70 a 88% das sessões teorico-praticas realizadas, e 94% das sessões de simulação.

70% dos formandos registaram considerar elevado impacto nas suas capacidades de abordagem de doente crítico, e 94% afirmou impacto máximo na melhoria do trabalho de equipa. Na globalidade, 88% dos formandos avaliaram o EMI-Sim 5/5, e 82% considerou ter atingido os objetivos máximos que tinham traçado para este curso.

  • Conclusão

Conscientes da mais-valia que foi para a nossa instituição a utilização do simulador de alta fidelidade, e a organização da sua utilização num curso estruturado, preparado minuciosamente, e com objetivos pedagógicos bem definidos, inferimos com os resultados do teste teórico haver um crescimento do ponto de vista científico. A opinião dos formadores, e dos formandos no final dos cursos (como se documenta nos resultados dos inquéritos), é de claro crescimento em aspetos não técnicos, e na destreza/perícia de abordagem de doentes críticos. 

 

A perspectiva futura passa por aplicar o inquérito validado “Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning” após a primeira simulação e no final do curso, para documentação do impacto na confiança e na percepção de ganho em conhecimento pelos formandos.

 

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Referências

• Referências:

(1) Bradley P. The history of medical simulation in medical education and possible future directions. Medical education history. 2006; 40: 254-262

(2) WHO. (2011). Patient Safety Curriculum Guide: Multi-professional edition. World Health Organization. Retrieved January 25, 2013, from http://whqlibdoc.who.int/publications/2011/9789241501958_eng.pdf

(3) Gaba, D. M. (2004). The future vision of simulation in health care. Quality and Safety in Health Care, 13 (Suppl. 1), i2–i10.

Publicado

2023-01-04

Como Citar

Corga da Silva, R., Romano, M., Abreu, J., Alves, D., Sousa, S., Vaz, M., & Caldeiro, J. (2023). P-11 EMI-sim: curso de simulação de m emergência implementado num hospital distrital para treino e crescimento de equipas multidisciplinares . Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 31(3). Obtido de https://revistas.rcaap.pt/anestesiologia/article/view/27419

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