P-11 EMI-sim: curso de simulação de m emergência implementado num hospital distrital para treino e crescimento de equipas multidisciplinares
Palavras-chave:
SimulaçãoResumo
Apresentar o curso de Simulação multidisciplinar EMI-Sim criado num hospital distrital como técnica para a melhoria dos profissionais.
- Materiais e Métodos: .
Descrever curso, e apresentar resultados de testes, e de questionário de satisfação.
- Resultados e Discussão:
Pré-teste nas 2 primeiras edições com média de 26/30. Pré-teste na 3ª edição com média de 28/35 e teste final com média de 33/35.
Questionário individual com satisfação máxima documentada em: 76% com o programa definido, 64% no cronograma. Valorização total em 70 a 88% das sessões teorico-praticas realizadas, e 94% das sessões de simulação.
70% dos formandos registaram considerar elevado impacto nas suas capacidades de abordagem de doente crítico, e 94% afirmou impacto máximo na melhoria do trabalho de equipa. Na globalidade, 88% dos formandos avaliaram o EMI-Sim 5/5, e 82% considerou ter atingido os objetivos máximos que tinham traçado para este curso.
- Conclusão
Conscientes da mais-valia que foi para a nossa instituição a utilização do simulador de alta fidelidade, e a organização da sua utilização num curso estruturado, preparado minuciosamente, e com objetivos pedagógicos bem definidos, inferimos com os resultados do teste teórico haver um crescimento do ponto de vista científico. A opinião dos formadores, e dos formandos no final dos cursos (como se documenta nos resultados dos inquéritos), é de claro crescimento em aspetos não técnicos, e na destreza/perícia de abordagem de doentes críticos.
A perspectiva futura passa por aplicar o inquérito validado “Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning” após a primeira simulação e no final do curso, para documentação do impacto na confiança e na percepção de ganho em conhecimento pelos formandos.
Downloads
Referências
• Referências:
(1) Bradley P. The history of medical simulation in medical education and possible future directions. Medical education history. 2006; 40: 254-262
(2) WHO. (2011). Patient Safety Curriculum Guide: Multi-professional edition. World Health Organization. Retrieved January 25, 2013, from http://whqlibdoc.who.int/publications/2011/9789241501958_eng.pdf
(3) Gaba, D. M. (2004). The future vision of simulation in health care. Quality and Safety in Health Care, 13 (Suppl. 1), i2–i10.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Rogério Corga da Silva, Miguel Romano, Joana Abreu, Daniel Alves, Samuel Sousa, Miguel Vaz, José Caldeiro

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.