RCO-1 O PAPEL DO BACKGROUND ACADÉMICO NA PERFORMANCE DOS ALUNOS DO MIM-UALG: DA SELEÇÃO À EVOLUÇÃO NO CURSO

Autores

  • Tomás de Almeida 1Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve, Faro, Portugal
  • Hipólito Nzwalo 1Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve, Faro, Portugal 2ABC Ri– Algarve Biomedical Center Research Institute, Universidade do Algarve, Faro, Portugal
  • Ricardo Afonso 1Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve, Faro, Portugal
  • Sofia Nunes 1Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve, Faro, Portugal
  • Ana Marreiros 1Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve, Faro, Portugal 2ABC Ri– Algarve Biomedical Center Research Institute, Universidade do Algarve, Faro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.27423

Palavras-chave:

.

Resumo

Introdução: O Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve (MIM-
UAlg) apresenta uma estrutura curricular única, humanista e integralmente baseada em

casos clínicos, adaptando-se assim às novas evoluções da educação médica
internacional 1,2. Correlacionando este plano curricular com o perfil dos seus estudantes,
apresenta um modelo de seleção baseado em provas cognitivas e mini-múltiplas
entrevistas (MME), onde a existência de formação superior prévia é um pré-requisito.
Nesse sentido, os estudantes do MIM apresentam backgrounds distintos aquando da
sua entrada no curso, enriquecendo o perfil dos alunos e, em simultâneo, levantando a
questão se existirá uniformização de conhecimentos, no final do percurso académico 3
.
Objetivos: Definiram-se três objetivos para este projeto: 1) caracterizar descritivamente,
por área de formação, a população MIM por fase de seleção e performance académica;
2) Analisar a associação dessa performance com as áreas de formação; 3) Avaliar se
os resultados do processo de seleção estão associados com a performance académica
no curso
Materiais e Métodos: Foram analisados a totalidade de estudantes do MIM-UAlg, entre
2009 e 2019, perfazendo 436 alunos. Foram excluídos todos os alunos com pelo menos
uma reprovação e com áreas de formação de Desporto, Recursos Naturais e
Tecnologia, constituindo uma amostra de 416 alunos. O processamento e organização
de dados foi realizado através do software IBM SPSS® 26.
Foram realizados os testes t-student e Kruskall-Wallis para testar igualdade de médias
e o teste de qui-quadrado para variáveis independentes, categóricas. Os resultados
foram considerados estatisticamente significativos se p < .005.
Resultados e Discussão: A maioria das características sociodemográficas não
revelaram diferenças estatísticas entre grupos, com exceção da idade, na qual
“Psicologia” apresentou média de idades 4 anos superior às demais áreas. (p<.0001)
Relativamente ao ao método de seleção, foram encontradas ligeiras diferenças nas
MME, com “Psicologia” a apresentar classificações superiores (p<.005). Foram ainda

encontradas diferenças significativas, ao longo dos três primeiros anos, na performance
teórica (CBC) das diferentes áreas, com uma normalização deste diferencial no último
ano do curso. No que respeita à performance prática (LA) esta diferença é exclusiva aos
dois primeiros anos do MIM.
Conclusão: Apesar de existirem disparidades significativas entre as classificações dos
estudantes ao longo dos primeiros anos de curso, durante o percurso académico existe
um nivelamento de conhecimentos entre todos os estudantes. Isto permite assegurar
que quaisquer desigualdades prévias entre grupos são suprimidas, concluindo assim
que existe uma adequada integração do processo de seleção com o plano curricular do
MIM.

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Referências

Referências:

- Raupach, T. and N. Schuelper (2018). "Reconsidering the role of assessments

in undergraduate medical education." Med Educ 52(5): 464-466.

- Walsh, K. (2015). "Online assessment in medical education-current trends and

future directions." Malawi Med J 27(2): 71-72.

- Couto, L. B., et al. (2019). "Formative assessment scores in tutorial sessions

correlates with OSCE and progress testing scores in a PBL medical curriculum."

Med Educ Online 24(1): 1560862.

Publicado

2023-01-04

Como Citar

de Almeida, T., Nzwalo, H., Afonso, R., Nunes, S., & Marreiros, A. . (2023). RCO-1 O PAPEL DO BACKGROUND ACADÉMICO NA PERFORMANCE DOS ALUNOS DO MIM-UALG: DA SELEÇÃO À EVOLUÇÃO NO CURSO. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 31(3). https://doi.org/10.25751/rspa.27423

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