RCO-1 O PAPEL DO BACKGROUND ACADÉMICO NA PERFORMANCE DOS ALUNOS DO MIM-UALG: DA SELEÇÃO À EVOLUÇÃO NO CURSO
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.27423Palavras-chave:
.Resumo
Introdução: O Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve (MIM-
UAlg) apresenta uma estrutura curricular única, humanista e integralmente baseada em
casos clínicos, adaptando-se assim às novas evoluções da educação médica
internacional 1,2. Correlacionando este plano curricular com o perfil dos seus estudantes,
apresenta um modelo de seleção baseado em provas cognitivas e mini-múltiplas
entrevistas (MME), onde a existência de formação superior prévia é um pré-requisito.
Nesse sentido, os estudantes do MIM apresentam backgrounds distintos aquando da
sua entrada no curso, enriquecendo o perfil dos alunos e, em simultâneo, levantando a
questão se existirá uniformização de conhecimentos, no final do percurso académico 3
.
Objetivos: Definiram-se três objetivos para este projeto: 1) caracterizar descritivamente,
por área de formação, a população MIM por fase de seleção e performance académica;
2) Analisar a associação dessa performance com as áreas de formação; 3) Avaliar se
os resultados do processo de seleção estão associados com a performance académica
no curso
Materiais e Métodos: Foram analisados a totalidade de estudantes do MIM-UAlg, entre
2009 e 2019, perfazendo 436 alunos. Foram excluídos todos os alunos com pelo menos
uma reprovação e com áreas de formação de Desporto, Recursos Naturais e
Tecnologia, constituindo uma amostra de 416 alunos. O processamento e organização
de dados foi realizado através do software IBM SPSS® 26.
Foram realizados os testes t-student e Kruskall-Wallis para testar igualdade de médias
e o teste de qui-quadrado para variáveis independentes, categóricas. Os resultados
foram considerados estatisticamente significativos se p < .005.
Resultados e Discussão: A maioria das características sociodemográficas não
revelaram diferenças estatísticas entre grupos, com exceção da idade, na qual
“Psicologia” apresentou média de idades 4 anos superior às demais áreas. (p<.0001)
Relativamente ao ao método de seleção, foram encontradas ligeiras diferenças nas
MME, com “Psicologia” a apresentar classificações superiores (p<.005). Foram ainda
encontradas diferenças significativas, ao longo dos três primeiros anos, na performance
teórica (CBC) das diferentes áreas, com uma normalização deste diferencial no último
ano do curso. No que respeita à performance prática (LA) esta diferença é exclusiva aos
dois primeiros anos do MIM.
Conclusão: Apesar de existirem disparidades significativas entre as classificações dos
estudantes ao longo dos primeiros anos de curso, durante o percurso académico existe
um nivelamento de conhecimentos entre todos os estudantes. Isto permite assegurar
que quaisquer desigualdades prévias entre grupos são suprimidas, concluindo assim
que existe uma adequada integração do processo de seleção com o plano curricular do
MIM.
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Referências
Referências:
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- Walsh, K. (2015). "Online assessment in medical education-current trends and
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- Couto, L. B., et al. (2019). "Formative assessment scores in tutorial sessions
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