RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC

Autores

  • Catarina Dourado Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Portugal
  • Luís Alves Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Portugal; Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Portugal
  • Hugo Conceição Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.27424

Palavras-chave:

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Resumo

Introdução e Objetivos: O ensino baseado em competências trata-se de um paradigma que preconiza a organização de um curriculum em torno da aquisição de competências, tendo sido documentadas várias vantagens associadas, como o foco nos resultados da aprendizagem1. O LogBook é uma metodologia de registo das competências adquiridas pelo estudante, sendo amplamente utilizado para monitorizar a aquisição de competências clínicas e procedimentos2. Assim, surge a necessidade de averiguar os objetivos da utilização de um LogBook na FMUC e formalizar uma metodologia para a sua implementação.

Materiais e Métodos: Desenvolveu-se uma proposta de eLogBook na plataforma de comunicação oficial da Universidade de Coimbra e inseriu-se as competências a serem adquiridas em unidades curriculares voluntárias no projeto-piloto. O eLogBook foi testado por um grupo de 9 estudantes. Realizou-se uma análise qualitativa3, através da obtenção de dados de 9 estudantes numa discussão em focus group, de 6 docentes e 2 elementos da Direção da FMUC com a condução de entrevistas semiestruturadas individuais. Os mesmos responderam a um questionário com uma escala de Likert sobre a importância atribuída aos objetivos do eLogBook.

Resultados e Discussão: Os auscultados consideraram que o eLogBook permitiria uma monitorização da progressão da aprendizagem, a promoção de maior responsabilidade do aluno no ensino, a estandardização do ensino prático e implementação de melhorias no curriuculum. O aspeto menos importante relacionou-se com a sua utilização enquanto método de avaliação, e identificou-se o receio de aumento da carga de trabalho dos docentes e alunos. Foram encontradas propostas de melhoria para a plataforma e várias sugestões para a correta implementação do eLogBook. A análise qualitativa encontrou 5 temáticas: construção do eLogBook; objetivos; qualidade do ensino; metodologia de implementação e receios, limitações e necessidades. Assim, a implementação do eLogBook terá largas vantagens no ensino praticado na FMUC, especialmente devido ao elevado número de ingressos de estudantes anual, vindo a ser uma garantia da qualidade do ensino, interna e externamente. Se bem aplicado, pode ser uma oportunidade para a implementação de melhorias e alterações curriculares, assim como complementar a aquisição de competências pelo ensino simulado. Denotam-se diferentes objetivos na sua utilização em Medicina e Medicina Dentária.

Conclusão: Deve-se implementar um eLogBook na FMUC, embora não deva ser utilizado nos primeiros anos enquanto método de avaliação. Deverá estender-se a todas as Unidades Curriculares obrigatórias da FMUC e aos cursos de outras Faculdades da Universidade de Coimbra em que seja aplicável, através da definição de um calendário gradual para a sua implementação. Futuros estudos devem analisar os resultados da implementação, procurando identificar as falhas no ensino e respetivas soluções.

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Referências

Referências Bibliográficas:

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Publicado

2023-01-04

Como Citar

Dourado, C. ., Alves, L., & Conceição, H. (2023). RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 31(3). https://doi.org/10.25751/rspa.27424