RCO-4 PERFIL DE CUIDADOR E IMPACTO NO PERCURSO ACADÉMICO DOS ESTUDANTES MIM-UALG
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.27426Palavras-chave:
.Resumo
Introdução: As habilidades não cognitivas têm vindo a destacar-se na admissão de candidatos
ao curso de medicina e a ser cada vez mais estudadas em contexto académico. Estas são
avaliadas por escolas médicas, através de mini-entrevistas múltiplas (MMI), que permitem
selecionar os atributos pessoais necessários para um profissional de saúde competente.1
Academicamente, a personalidade de estudantes de medicina tem vindo a ganhar importância e
são utilizadas várias ferramentas para o estudo da mesma. O CUIDA é um questionário que
pretende analisar a capacidade de um indivíduo prestar cuidados e atenção adequados,
permitindo a seleção de pessoas para perfis cuidadores.2
Um dos perfis ideais de estudante de
medicina é o perfil de cuidador, em que é dada primazia à relação com o paciente e à contribuição
para o seu cuidado.3
Objetivos: Este trabalho teve como objetivo principal determinar o perfil de cuidador
predominante nos estudantes MIM-UAlg.
Materiais e Métodos: Foram incluídos 103 alunos, aos quais foi aplicado o questionário CUIDA,
com uma taxa de resposta de cerca de 63%. A interpretação dos resultados do CUIDA teve por
base os resultados padronizados, apresentados em estaninos, comparando-se o desempenho
do sujeito com o desempenho médio de uma amostra normativa de referência. Como dimensões
consideraram-se cuidado responsável, cuidado afetivo e sensibilidade aos outros. Relativamente
à admissão no MIM selecionaram-se os domínios avaliados nas MMI: responsabilidade,
ética/julgamento moral, comunicação, gestão, resolução de problemas, autoconsciência,
trabalho em equipa e resolução de conflitos e, no desempenho académico as notas de Objective
Structured Clinical Examinations. O coeficiente de correlação de Spearman foi utilizado para
apurar correlações entre as dimensões do CUIDA, domínios das MMI e scores da performance
académica. Através da análise K-Means Cluster, foram constituídos grupos de estudantes, com
o intuito de identificar possíveis perfis de cuidadores e, em contexto multivariado, aplicou-se a
metodologia Chi-square Automatic Interaction Detector.
Resultados e Discussão: Obtiveram-se perfis com base nas pontuações obtidas nas dimensões
do CUIDA: o perfil A teve pontuações altas nos três tipos de cuidado (>8), o perfil B pontuações
baixas (<5) e, o perfil C, pontuações médias. Nos domínios das MMI, a autoconsciência é a única
variável que apresenta diferenças estatisticamente significativas entre os grupos (p=0,024) e,
neste caso, o perfil A destaca-se do B (p-value=0,042) e do C (p-value=0,013). Relativamente ao
desempenho académico, os resultados obtidos diferenciaram os perfis em três ramos: o perfil A
que tem melhores notas (>15,90), o C com notas entre 12,64 e 15,90 e, o B com as notas mais
baixas (<12,64).
Conclusão: Em suma, conclui-se que existem três perfis de cuidadores no MIM, sendo que um
deles destaca-se pela elevada capacidade de prestar cuidado, no domínio da autoconsciência e
na performance académica.
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Referências
Referências:
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