RP-8 APTIDÕES COGNITIVAS COMO FATOR PREDITOR NO PERCURSO ACADÉMICO EM MEDICINA: O CASO DA FMCB DA UAlg

Autores

  • Mariana Ferreira 1Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve
  • Ana Marreiros 1Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve 2Algarve Biomedical Center Research Institute

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.27436

Palavras-chave:

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Resumo

Introdução: Os processos de seleção utilizados no acesso ao curso de medicina são um assunto em constante debate, pelo número crescente de candidatos e pela necessidade identificada de valorizar atributos cognitivos e pessoais considerados essenciais para o desempenho excecional da profissão médica.1,2 Uma das formas para o conseguir, passa pela aplicação de provas de aptidão cognitiva que pretendem avaliar os raciocínios abstrato, numérico e verbal. Contudo, o seu uso ainda é controverso, uma vez que não mostraram validade preditiva convincente sobre o desempenho académico.3 Assim sendo, torna-se importante perceber qual a magnitude que esta prova tem como preditor do desempenho dos estudantes de medicina da Universidade do Algarve, e se existem perfis cognitivos que levem a resultados académicos de sucesso.

Objetivos: Caraterizar as coortes de estudantes e identificar perfis com base no resultado das provas de aptidões cognitivas.

Metodologia: A amostra tem 234 estudantes, que ingressaram no curso de medicina entre os anos de 2009 e 2015. Inicialmente, todas as coortes foram caraterizadas pelas variáveis sociodemográficas, de seleção e académicas, e comparadas entre si. Depois, foram criados clusters homogéneos com base nos resultados dos raciocínios da prova de aptidões cognitivas, com o interesse de identificar perfis que pudessem ser preditores de maior sucesso académico. Estatisticamente, utilizaram-se testes de associação bivariada (teste de Qui-quadrado e de comparação de médias) e multivariada (K-Means Cluster), para efeitos de caraterização e comparação das coortes, assim como para definir perfis cognitivos de estudantes.

Resultados: As coortes de 2010 e 2012 tiveram melhores resultados na prova de aptidões cognitivas (p<0,001), encontrando-se nas mesmas os estudantes com as médias de idade mais elevada (28,4±4,7 e 29,6±4,0; p=0,008) e com maior percentagem de experiência profissional prévia (96,7% a 100%; p<0,001). Também nestas coortes se inclui aquela que tem maior percentagem de repetentes nas GMA (62,1%; p<0,001). As coortes a partir de 2012, foram as que apresentaram melhores prestações nas unidades curriculares em estudo (0,009≤p<0,001) e, consequentemente, melhor média de final de curso e também o melhor resultado no exame de acesso à especialidade (p=0,036). A análise por clusters comprova estes mesmos resultados.

Conclusão: Ao longo dos anos, não só se tem verificado uma mudança no perfil cognitivo dos estudantes, como também no seu desempenho académico, mas em sentido contrário.

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Referências

Referências:

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Publicado

2023-01-04

Como Citar

Ferreira, M., & Marreiros, A. . (2023). RP-8 APTIDÕES COGNITIVAS COMO FATOR PREDITOR NO PERCURSO ACADÉMICO EM MEDICINA: O CASO DA FMCB DA UAlg. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 31(3). https://doi.org/10.25751/rspa.27436

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